Dados gerados por diversas entidades públicas e privadas reforçam a importância da manutenção periódica dos automóveis. Estudo recente divulgado pela Allianz Partners, empresa especializada em serviços de assistência 24 horas, por exemplo, mostraram que cerca de 30% dos atendimentos de socorro em função de panes estão ligados à falta de revisão.
Muitos motoristas ainda têm dúvidas sobre como calibrar corretamente os pneus do carro, o tempo de duração da bateria, como e quando fazer a limpeza no interior do automóvel, o alinhamento de direção, entre outros cuidados importantes com o carro.
“Esses detalhes podem ser observados no dia a dia e quando ações preventivas são tomadas, é possível diminuir a dor de cabeça e aliviar o bolso”, afirma Carlos Eduardo Barros, superintendente do AutoShopping Internacional Guarulhos.
Confira 6 cuidados importantes com o carro que você não pode ignorar
O especialista em automóveis elenca seis cuidados importantes que podem manter o carro em ordem, na linha do “faça você mesmo”, ou seja, checagens para as quais você não precisa ter o custo de contratar alguém para fazer. Confira:
- Calibragem dos pneus – Alguns motoristas vão ao posto abastecer e ficam com preguiça de gastar alguns minutos para checar a calibragem dos pneus. Este é um grande erro: pneus descalibrados ocasionam um desgaste na roda e aumentam o consumo de combustível – o carro fica mais pesado para dirigir. “Os pneus devem ter uma atenção semanal, seguindo sempre as regras da montadora para não ultrapassar a pressão indicada no manual”, alerta Barros.
- Carga da bateria – A bateria não costuma mandar avisos antes de perder a carga e deixar o motorista na mão. Por isso, é indicado guardar o comprovante da garantia da bateria e anotar no calendário quando foi a última vez que o item foi checado. A dor de cabeça pode ser evitada se a manutenção do veículo for feita com frequência.
- Alinhamento da direção – Se você estiver sentindo que a direção do veículo comporta-se de maneira estranha – puxando para o lado contrário, por exemplo – é porque tem alguma coisa errada. Entre inúmeros problemas possíveis, o desalinhamento de direção é o mais provável. “Devido às ruas esburacadas, a direção pode ficar desajustada, prejudicando a segurança. Neste caso, é necessário procurar uma checagem mais profissional”, recomenda o especialista.
- Funcionamento das lâmpadas – Muitas vezes, os motoristas só percebem que o veículo está com uma luz queimada quando são parados em uma blitz e “presenteados” com uma multa. “A checagem das lâmpadas dos faróis e lanternas pode ser feita pelo próprio condutor dentro de casa, com a ajuda de alguém para verificar se há algum item queimado”, afirma.
- Limpeza periódica – Um carro limpo ajuda a conservar a pintura e evita o desgaste do verniz. É necessário gastar um tempo com a higienização no interior do veículo, especialmente no tecido dos bancos para poupar poeira e bactérias que podem causar alergias ou até mesmo doenças respiratórias. Além disso, um carro com o interior bem cuidado valoriza-se na hora da revenda.
- Limpador de para-brisa – Após um longo período de seca em diversas localidades no Sul e Sudeste do País, as chuvas voltaram. Por isso, é importante dar uma atenção extra às palhetas do limpador do para-brisa e do vidro traseiro, se for o caso. Barros explica que depois de muito tempo parados, esses itens acumulam poeiras, podendo ficar ressecados devido a exposição ao sol. O resultado é a perda da capacidade na hora de expelir a água da chuva que escorre pelo vidro, prejudicando a visibilidade do motorista.
O que você achou? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui