Quando o União entrar em campo hoje (30), a partir das 15h30, para a disputa da primeira partida do Estadual 2024, na Arena Pantanal, diante do Cuiabá, vai tentar derrubar dois tabus que atormentam a torcida, os jogadores e a comissão técnica. O primeiro e mais importante é conquistar um título, após uma espera de quase 14 anos. A última conquista do Glorioso foi em 2010, mais precisamente no dia 28 de abril, quando o União venceu o Operário pelo placar de 3 a 2, em uma noite mágica no estádio Luthero Lopes.
Aquele título foi o primeiro e único estadual do União, após uma fila bem maior do que a atual; naquela ocasião, o Colorado ficou sem títulos por 47 anos. O segundo tabu, não menos complexo, está no fato de o clube, em toda a sua história, jamais ter vencido o Cuiabá em decisões de campeonato. O Colorado enfrentou a equipe da capital em três oportunidades em finais e nunca saiu vitorioso.
Leia mais sobre o assunto: Mecenas do União quer por fim a sina de vice diante do Cuiabá
A primeira vez que as duas equipes se enfrentaram na fase final do Estadual foi em 2004, quando os dois jogos, o primeiro no antigo Verdão e o segundo no Luthero Lopes, terminaram empatados. Naquela ocasião, o União era treinado por Ivair Cenci e contava com forte apoio financeiro do agronegócio local. Em teoria, era o franco favorito, e com mais de 18 mil pessoas no estádio Luthero Lopes, no jogo com o maior público da história da praça esportiva, o União viu o árbitro Paulo César de Oliveira, hoje comentarista da Rede Globo, não validar um gol do atacante Diogo Galvão, o Diogol, jogador considerado o maior artilheiro da era do novo Luthero Lopes. A bola havia batido na trave do goleiro Rocha e entrado, mas o árbitro entendeu que não foi gol.
Depois, o Cuiabá venceu os dois jogos em 2022 e 2023, ficando com o título contra o União. Para este ano, o Cuiabá, se vencer, vai somar quatro títulos em cima do União. O Colorado perdeu três títulos para o Cuiabá e outros três para o Mixto. No entanto, é preciso analisar que este ano, apesar do amplo favoritismo do Cuiabá – afinal, a equipe da capital tem uma folha de pagamento muito superior à do União e está na série A do Brasileiro, enquanto o União está na última divisão do futebol nacional -, o Colorado tem a vantagem de decidir em casa, por ter a melhor campanha na competição.
Melhor campanha
Neste estadual, o time do União, treinado por Luciano Dias, soma 10 vitórias e um empate, justamente diante do Cuiabá, na primeira fase da competição, enquanto o time adversário tem sete vitórias e quatro empates. Para tentar vencer o estadual e quebrar esses tabus, a equipe ainda conta com o apoio do empresário Elusmar Maggi, que promete uma premiação generosa aos atletas do Colorado. Elusmar ficou conhecido no mundo do futebol por ter doado R$1 milhão ao Internacional de Porto Alegre, no passado, para pagar uma multa e colocar em campo o jogador Rodinei em um jogo contra o Flamengo.
A partida de hoje será transmitida ao vivo pela TV Centro América, afiliada da Globo, com a narração do jornalista Flávio Santos.
Fique por dentro das discussões e atualizações sobre esse tema. Acompanhe o Instagram e Twitter do Primeira Hora.
Todos os vices do União
Fonte: primeirahora