A igreja Católica tem entendimentos diferentes sobre o fim da Quaresma. Alguns padres defendem o Domingo de Ramos, outros a Quinta-feira Santa, e há aqueles que acreditam que a data do término da quarentena cristã é no Sábado de Aleluia. O Primeira Página foi atrás de resposta e conta pra você o que descobrimos.
Segundo o pároco Alexandre Umbelino, a Quaresma termina no Domingo de Ramos. Ele explica que os 40 dias de Jesus no deserto terminam no Domingo de Ramos, mas o tempo quaresmal segue até o Sábado de Aleluia, e na Quinta-Feira Santa se inicia o Tríduo Pascal – que seria um tempo de reflexão e penitência.
“A Quaresma é um tempo de preparação para a Páscoa, ou seja, um grande retiro. O tempo quaresmal remonta os 40 anos do povo que é liberto do Egito até a Terra Prometida, por isso tem esse sentido de quarentena”, explica.
Além disso, ele avalia que é uma preparação para celebrar a Páscoa, já que para os cristãos o maior evento e mais importante da fé católica é a ressureição de Jesus Cristo.
Já o Padre Deusdédit de Almeida – da Catedral do Senhor Bom Jesus em Cuiabá – afirma que a Quaresma começa na Quarta-Feira de Cinzas e termina na Quinta-Feira Santa, quando começa a missa vespertina.
Ele acrescenta que a Quaresma é uma forma de purificação e santificação para os católicos.
“Todos nós precisamos de purificação, e um dos exercícios é a penitência. Outro, é o jejum que se traduzem como uma atitude de conversão. “, avalia.
O padre Paulo Ricardo de Azevedo Júnior pertence ao Clero da Arquidiocese de Cuiabá, e defende que a Quaresma só deve cessar de fato na noite do Sábado de Aleluia.
O que diz a igreja
Conforme as Normas Universais do Ano Litúrgico e o Novo Calendário Romano Geral, promulgadas pelo Papa Paulo VI: “O tempo da Quaresma vai de Quarta-feira de Cinzas até a Missa na Ceia do Senhor”, ou seja, na Quinta-Feira Santa”.
Isso significa que, na atual forma do rito romano, a Quaresma se encerra na Quinta-feira Santa, antes da Missa vespertina de Lava-Pés e da instituição da Eucaristia.
O arcebispo de Cuiabá, Dom Mário Antonio, também considera o Domingo de Ramos como fim da Quaresma. Mas, explica que tanto do Domingo de Ramos, quanto a Quinta-feira Santa são aceitos.
A diferença é que alguns padres e fiéis, durante os 40 dias, não consideram o domingo como dia de penitência, sendo assim, estendem a quaresma até quinta-feira.
Por outro lado, há os fieis que guardam a quarentena de forma corrida, ou seja, contando os domingos, para estes, o tempo quaresmal termina no Domingo de Ramos, que este ano, será celebrado no dia 24 de março, ou seja, neste próximo.
Para você qual dia se encerra a Quaresma? Vote na nossa enquete e participe.
Fonte: primeirapagina