Ari Miranda
Única News
Mato Grosso registrou 13.093 casos de dengue somente neste ano. É o que aponta o boletim do Coordenadoria De Vigilância Epidemiológica, da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT), divulgado nesta sexta-feira (22).
Segundo o levantamento, se comparado com mesmo período do ano passado, quando foram registrados 10.422 casos de dengue em MT, o número atual representa um aumento de 25,3%.
Apesar do alto número de casos da dengue no estado, o número de mortes provocadas pela doença se mantém baixo, com 7 óbitos confirmados, nas cidades de Alto Garças, Campo Verde (2 casos), Confresa, Cuiabá (2 casos) Primavera do Leste.
Outras cinco mortes estão sob investigação na cidade de Tangará da Serra (242 Km de Cuiabá), onde está concentrado o maior número de casos de dengue no estado, um total de 2.712 ocorrências só neste ano.
Primavera do Leste (242 Km da capital) ocupa o segundo lugar da lista, com 1.025 casos, seguido por Campo Verde (130 Km) com 929 registros; e empatadas no quarto lugar da lista Cuiabá e a cidade de Gloria D’Oeste (309 Km), com 515 ocorrências; e Pontes e Lacerda (444 Km), com 405 casos.
ALTA DA CHIKUNGUNYA
Pelo relatório da Vigilância Epidemiológica, um dos índices mais assustadores de Arboviroses ficou por conta da Chikungunya, que saltou de 45 em 2023 para 3.688, uma alta estrondosa de 8.095%. Mais uma vez, a cidade de Tangará da Serra lidera o ranking, com 3.015 ocorrências.
10 MINUTOS
Conforme a Secretaria de Estado de Saúde de MT, apenas 10 minutos por dia podem fazer a diferença no combate à Dengue, Zika e Chikungunya.
Cuidados simples, como não deixar acumular água em vasos de plantas e xaxins, colocar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira sempre bem fechada, além de evitar jogar lixo em terrenos baldios e guardar garrafas de vidro ou plástico de boca para baixo ajudam a reduzir o número de casos de Arboviroses.
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!
Fonte: unicanews