Sophia @princesinhamt
Mundo

Venezuela cria Estado em disputa com a ONU na região de Essequibo: entenda a polêmica

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A Assembleia Nacional da Venezuela, controlada pelo ditador Nicolás Maduro, aprovou, nesta quinta-feira, 21, a criação de um novo Estado em Essequibo, na Guiana.

Com a decisão, os venezuelanos ignoram o julgamento internacional, que está em andamento na Organização das Nações Unidas (). 

Além de ignorar o julgamento na ONU, o ditador da Venezuela também desconsiderou o acordo feito entre os dois países. Maduro e o presidente guianês, Irfaan Ali, haviam se comprometido a buscar uma solução pacífica para a disputa. 

À época, um vídeo que foi publicado nas redes sociais mostrou os dois políticos juntos, um apertando a mão do outro.

Depois do encontro, os países divulgaram um comunicado em que ressaltavam o acordo. O documento diz que ambos “não ameaçarão”, tampouco “usarão a força uma contra a outra, sob quaisquer circunstâncias”. 

Venezuela vota lei para tornar inelegível quem apoiar Guiana na disputa pelo território de Essequibo 

Conforme mostrou , a Assembleia Nacional aprovou, na última terça-feira, 19, — forma da qual Caracas chama o território. O Legislativo propôs um artigo que pune os “traidores da pátria”, isto é, quem apoia a Guiana na disputa por Essequibo. 

De acordo com o texto, quem estiver ao lado da Guiana não poderá concorrer a cargos eletivos nem exercer cargos públicos. A medida, conforme o artigo, vale para “as pessoas que favorecerem publicamente a posição da República Cooperativa da Guiana sobre a Guiana Essequiba”.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.