O escritor anglo-indiano Salman Rushdie disse que a inteligência artificial (IA) vai ser capaz de escrever livros e roteiros de filmes, além de substituir escritores. A declaração foi dada em entrevista à revista literária francesa , que foi publicada nesta quinta-feira, 21.
“O problema é que essas criaturas aprendem muito rápido”, disse Rushdie, na entrevista. “Acredito que é mais preocupante para a literatura de gênero, como thrillers ou ficção científica, em que o que importa não é a originalidade da voz ou da linguagem. O mesmo vale para os roteiristas. Como Hollywood está constantemente criando novas versões do mesmo filme, a inteligência artificial poderia ser usada para redigir roteiros.”
Salman Rushdie diz que os escritores não devem utilizar a IA
O autor do livro Os Versos Satânicos, no entanto, acredita que os escritores não devem utilizar a IA. Os autores tampouco devem preocupar-se com possíveis imitações.
Rushdie explicou que viu um texto escrito pelo ChatGPT com a instrução “200 palavras no estilo de Salman Rushdie”. De acordo com o escritor, “o resultado foi um monte de bobagens”.
“Nenhum leitor que tivesse lido uma única página minha poderia pensar que eu era o autor”, disse Rushdie. “Bastante tranquilizador.”
Rushdie vive sob ameaça de morte desde 1989, depois que o Irã emitiu uma ordem religiosa contra ele. Isso se deu por causa do livro Os Versos Satânicos, considerado uma blasfêmia por Teerã.
Em agosto de 2022, um norte-americano de origem libanesa esfaqueou Rushdie. A tentativa de assassinato aconteceu durante uma conferência literária em Chautauqua, perto de Nova York, nos Estados Unidos. O escritor ficou gravemente ferido. Ele também perdeu a visão de um olho no atentado.
Fonte: revistaoeste