Conteúdo/ODOC – O deputado federal José Medeiros (PL) revelou que ele e um grupo de 20 parlamentares brasileiros, que estão atualmente nos Estados Unidos, apresentaram uma petição à organização dos Estados Americanos (OEA).
Na petição, segundo Medeiros, eles solicitaram medidas cautelares contra ações que consideram uma ameaça ao sistema democrático brasileiro. Entre essas medidas, está incluído o pedido de afastamento do ministro do Supremo tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, dos casos relacionados aos eventos de 8 de janeiro, bem como dos processos envolvendo deputados e o ex-presidente Jair Bolsonaro.
“Julgado eles decidem pelo acatamento, e obviamente pedem ao Brasil que cumpra aquelas decisões. Digamos que o Brasil fale “não vou cumprir”, como o nosso país é signatário da Organização, ele sendo condenado, passa a sofrer as sanções que se empoem a países como a Venezuela, que sofre até hoje com as sanções, que vai desde acordo comerciais entre outros”, disse em entrevista ao Conexão Poder.
“Estamos em uma comitiva aqui nos Estados Unidos para levar aos americanos e autoridades americanas tudo que está acontecendo no Brasil”, ressaltou Amália ao exemplificar as prisões do 8 de janeiro.
Os parlamentares acreditam que essa ação pode resultar na anistia dos indivíduos detidos durante os protestos que ocorreram em Brasília, que culminaram em invasões aos três poderes. Além de se reunirem com a OEA, os parlamentares brasileiros também visitaram o Congresso Americano e continuam em Washington, onde estão participando de audiências com parlamentares dos Estados Unidos.
Da bancada de Mato Grosso, os representantes na comitiva são o deputado Medeiros e a deputada Amália Barros. Medeiros destacou que a viagem está sendo financiada com recursos próprios.
Fonte: odocumento