O deputado federal Luciano Bivar (União-PE) afirmou, nesta terça-feira, 12, que apresentou denúncias que envolvem o recém-eleito presidente do partido, Antônio Rueda. A declaração foi feita durante uma coletiva de imprensa na sede do União Brasil no Distrito Federal.
Bivar alega que as denúncias envolvem questões relacionadas aos fundos eleitorais, mas não forneceu detalhes sobre as acusações. Ele destacou que as informações foram apresentadas por Wagner dos Santos Carneiro, ex-presidente do diretório fluminense do partido, pela senadora soraya thronicke (Podemos-MS) e pelo suplente de deputado Júnior Orosco (União-SP).
O advogado de , Raphael Souto, informou que as denúncias foram entregues ao secretário-geral do partido, Antônio Carlos Magalhães, e serão encaminhadas ao conselho de ética do União Brasil.
“Diante da gravidade das denúncias, o presidente passou para a equipe jurídica do União Brasil para que desse o encaminhamento”, afirmou Souto. “Como na semana passada foi instituído o conselho de ética [do partido], o presidente então encaminhou essa denúncia hoje para o conselho de ética através do secretário-geral.”
O União Brasil encontra-se no epicentro de uma crise que envolve os ex-aliados Luciano Bivar e o atual presidente nacional da sigla, Antonio Rueda. Desde sua criação, em 2022, a sigla foi liderada por Bivar, mas, depois de uma eleição interna, Rueda assumiu o comando, o que gerou tensão no partido.
Às vésperas da eleição para a diretoria executiva do União Brasil, no dia 29 de fevereiro, o Luciano Bivar (PE) admitiu ter ameaçado seu oponente, o empresário e advogado Antônio Rueda. A jornalistas, .
“Eu disse que as propostas indecorosas que ele estava fazendo eu não aceitava e que iria ‘fud*r’ ele”, contou Bivar, sem detalhar quais propostas “indecorosas” Rueda fazia.
Fonte: revistaoeste