A BlaBlaCar é uma startup criada na França em 2006 e presente no Brasil desde 2015. Trata-se de uma plataforma online de caronas que conecta caroneiros e viajantes motorizados indo para um mesmo destino.
A ideia é fazê-los ratear o custo da viagem, gerando economia a ambos, e promover a socialização – daí o nome BlaBlaCar. Veja como o serviço funciona, os prós, as limitações e os cuidados para usá-lo.
O QUE É?
É um mediador de caronas rodoviárias pagas, combinadas previamente pelo app ou site. Tem 100 milhões de usuários em 22 países.
COMO FUNCIONA?
Cadastre-se no site ou app (disponível para iOS e Android) e indique a origem, o destino e a data da viagem desejada. Se não houver nenhum motorista com ida prevista para essa cidade ou se o dia não coincidir, você aciona um alarme e recebe um alerta caso a viagem apareça.
Se houver, os resultados aparecem em uma lista, que você pode ordenar por horário de saída, preço, duração da viagem e proximidade dos pontos de partida e chegada.
Na outra ponta, os interessados em dar carona informam o itinerário, a data e o horário de saída, o automóvel, os assentos vagos e o ponto de encontro.
É COMO O UBER?
Não. Quem oferece carona na BlaBlaCar está de viagem marcada e não visa obter lucro: aceitar um “estranho” é uma forma de ratear os custos, viajar com uma companhia e fomentar a economia compartilhada. Os carros e motoristas também não seguem nenhuma cartilha de qualidade e conduta e muitas vezes não se deslocam para pegar o carona, pelo contrário. E, para impedir o uso comercial, há um limite de quatro passageiros por viagem.
VALE A PENA?
O BlaBlaCar sugere um valor para o itinerário, que o motorista pode seguir ou não. Considere também o que será mais caro e trabalhoso: deslocar-se até o motorista ou até a rodoviária? E qual desembarque será mais conveniente?
A OFERTA É BOA?
O mais comum são os deslocamentos de massa para destinos próximos entre si, como entre São Paulo e Campinas, São Paulo e Santos… Para viagens longas, é mais difícil conseguir. Veja aqui quais são os trajetos mais frequentes no Brasil.
É SEGURO?
Conforme dão e pegam caronas, os usuários fazem comentários mútuos na plataforma, criando uma reputação que ajuda nas escolhas. O selo “Super Driver” identifica perfis verificados, que são mais confiáveis e tem melhores avaliações. Sobre a proteção contra acidentes, carros com seguro sem APP (Acidentes Pessoais de Passageiros) não cobrem despesas médicas dos ocupantes. O DPVAT, obrigatório, cobre, mas só até R$ 2 700.
E O RISCO DE PEGAR GENTE CHATA?
Como o nome BlaBlaCar sugere, a ideia é promover a social, mas há filtros para refinar a escolha. Nos perfis, os membros se definem como “Bla”, “BlaBla” ou “BlaBlaBla”, de acordo com a vontade de conversar. Sobre o jeito de cada um, o estado do carro, a música ambiente etc., veja os reviews.
POSSO LEVAR MALAS, PETS…?
Bagagem, pets, regras sobre cigarro, previsão de paradas etc. são postados no perfil. Se omitidos, elucide-os pelo chat.
COMO É FEITO O PAGAMENTO?
O acerto é via BlaBlaCar, que cobra uma taxa de serviço, e o pagamento pode ser feito por débito, crédito ou PIX.
EXTRA: BLABLACAR ÔNIBUS
Mais recentemente, a BlaBlaCar passou a atuar também como um marketplace de passagens de ônibus: há mais de 175 viações parceiras. Saiba mais sobre apps para comprar passagens de ônibus.
Fonte: viagemeturismo