Ao comentar a situação da Petrobras, nesta segunda-feira, 11, o presidente Lula chamou o mercado de “dinossauro voraz” que quer tudo para si e “nada para o povo”.
O petista criticou a distribuição de dividendos da estatal e disse não ser possível atender “apenas à choradeira” das empresas.
“Será que o mercado não tem pena das pessoas que passam fome?”, interpelou o petista, em entrevista ao SBT. “Será que o mercado não tem pena de 735 milhões de pessoas que não têm o que comer?”
Conforme Lula, a Petrobras “não é apenas uma empresa de pensar nos acionistas que investem nela”. “A Petrobras tem de pensar no investimento e pensar em 200 milhões de brasileiros que são donos dessa empresa, ou são sócios dessa empresa”, disse.
Depois da divulgação da entrevista de Lula ao SBT, as ações da Petrobras apagaram todos os ganhos do dia. O papel ON recuou 1,57%, enquanto a PN tinha queda de 0,58%. A declaração foi lida pelo mercado como uma pressão do governo por uma política econômica mais estatista. O Ibovespa caiu 0,75%, aos 126.123,56 pontos.
Fonte: revistaoeste