Produtores rurais de Mato Grosso e demais estados do país devem ficar atentos quanto às novas determinações acerca do uso de defensivos agrícolas à base do ingrediente ativo tiametoxam. O alerta é do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT).
As novas regras, impostas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU), do último dia 22 de fevereiro, por meio de Comunicado, e restringem a aplicação desse agente químico, como forma de proteção às abelhas e a outros insetos polinizadores.
O Comunicado proíbe a aplicação do inseticida, utilizado em várias culturas agrícolas, por meio de pulverizações e diretamente nas folhas, sendo permitida apenas a aplicação no solo e no tratamento de sementes.
Além disso, as medidas estabelecidas pela área técnica do órgão especificam os usos atualmente autorizados conforme culturas, condições e doses. O Ibama estabelece, ainda, que os fabricantes façam adequações nos rótulos e na bula dos produtos.
As medidas já estão em vigor desde a data de publicação, mas os produtores que haviam adquirido defensivo contendo tiametoxam, antes da publicação do Comunicado, poderão utilizar esses produtos até o final do estoque, conforme as orientações autorizadas quando da aquisição, respeitando-se o receituário agronômico e o prazo de validade do produto.
Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Dia de Ajudar Mato Grosso e receba notícias em tempo real.
Fonte: canalrural