A Rota do Enxaimel, percurso na cidade de Pomerode, em Santa Catarina, recebeu uma certificação de Gestão Sustentável da organização global sem fins lucrativos Green Destinations. A cerimônia de premiação aconteceu no dia 6 de março durante a ITB em Berlim na Alemanha, uma das feiras de turismo mais importantes do mundo.
Além disso, outros três destinos brasileiros receberam certificações: Fernando de Noronha (PE), Tibau do Sul (RN) e São Miguel do Gostoso (RN).
O passeio é uma rota de 16 quilômetros que passa por cinquenta casas com arquitetura enxaimel, um estilo alemão característico pelos tijolinhos de argila e pelas vigas de madeira que formam padrões geométricos. A técnica foi trazida pelos alemães que colonizaram a região no fim do século XIX. As residências são tombadas como patrimônio paisagístico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A Rota do Enxaimel já tinha sido reconhecida pela ONU como uma das melhores vilas turísticas do mundo.
Além das atrações arquitetônicas, as casas também guardam jardins com flores de vários tipos – que são um charme e enchem o passeio de cor – além de árvores frutíferas e animais como bois e ovelhas. A paisagem fica completa com o entorno bucólico, com alguns morros e córregos que formam o cenário da região.
Ver essa foto no Instagram
O trajeto pode ser feito de carro, de bicicleta ou a pé – por conta própria ou por meio de um tour guiado. Pelo caminho, lojas e restaurantes que servem quitutes locais como marreco recheado, joelho de porco e bolachas confeitadas também valem uma paradinha.
Ver essa foto no Instagram
A Rota do Enxaimel preencheu 70% dos requisitos estabelecidos pela Green Destinations, que leva em consideração critérios ambientais, socioeconômicos e culturais. Além disso, características como a conservação da natureza e do patrimônio, assim como a gestão de resíduos e uso de energia, foram levadas em conta. Entre algumas das atitudes sustentáveis realizadas na região, é mantida a tradição de cultivar os alimentos em hortas caseiras, assim como um aproveitamento dos restos de alimentos.
A rota funciona como uma associação local, que reúne pequenos empreendedores e artesãos com o propósito de preservar a arquitetura e a forte tradição alemã que existe na região – que inclusive dá a Pomerode o título de “cidade mais alemã do Brasil”. A cidade fica a 30 km do centro de Blumenau e a 76 km do Aeroporto de Navegantes.
Fonte: viagemeturismo