O CEO da , Elon Musk, confirmou a retomada do projeto Roadster, um supercarro elétrico citado pela primeira vez em 2017. A previsão é que o veículo seja apresentado oficialmente no fim de 2024, com as primeiras entregas em 2025.
Trata-se da segunda geração do Roadster que a empresa lançou em 2008, baseada no chassi Lotus Elise. O modelo deixou de ser fabricado em 2012, depois que a Tesla decidiu concentrar seus esforços na produção e na comercialização de seu sedan Modelo S.
Em publicação feita em sua conta do Twittter/X na última quinta-feira, 28, disse que a equipe responsável pelo projeto aumentou as metas para o design do Roadster. O empresário classificou o carro como um modelo que jamais será feito novamente.
No fim de 2017, Musk, junto da Tesla, apresentou o protótipo da segunda geração do Roadster e prometeu lançamento até 2020. Na época, foram cobrados depósitos de até US$ 250 mil para a reserva de unidades. O anúncio ocorreu no mesmo período em que a empresa de automóveis elétricos teve problemas de caixa para conseguir aumentar o nível de produção do seu Modelo 3.
Segundo informações publicadas no jornal O Globo, quem reservou o Roadster em 2020 terá acesso prioritário ao primeiro lote de entregas de mil unidades.
Também por meio de publicação feita no Twitter/X, Musk anunciou que o carro será uma colaboração entre a Tesla Inc e a , suas duas empresas mais valiosas.
A empresa aeroespacial vai trabalhar no sistema de propulsão, para o qual idealizou um mecanismo de propulsores de ar frio comprimido, similar ao formato usado em foguetes. A estrutura ficaria localizada na traseira do carro, para dar velocidade “espacial”.
Esses propulsores são projetados para aumentar a potência durante a aceleração e ir de zero a 100 km/h em menos de um segundo. Atualmente, o que detém o recorde de velocidade ao atingir os 100 km/h é o Rimac Nevera, com a marca de 1,85 segundo — graças aos seus dois motores que atingem 1.914 cv de potência com tração nas quatro rodas.
Com a nova versão do Roadster, contudo, a aceleração de zero a 100 km/h pode ser alcançada em menos de dois segundos, atingindo uma potência de 1.000 HP e uma velocidade máxima de até 400 km/h.
O novo sistema de propulsão não estará presente em todas as versões do novo Roadster, mas apenas nos modelos top de linha. Os demais adotarão o mesmo sistema de propulsão do Tesla Model S Plaid.
Ainda não há dados disponíveis sobre baterias nem autonomia. Especula-se que o Roadster vai fazer cerca de mil quilômetros por cada tanque completo. Esses números representariam um aumento de 60% na autonomia WLTP do Tesla Model S Plaid, que tem bateria de 100 kWh e chega a 600 km de autonomia.
Fonte: revistaoeste