Quem é o pai? Charlotte, uma arraia redonda, deu o que falar depois que seus cuidadores descobriram que ela estava grávida de 4 filhotes, mesmo sem ter contato com machos há 8 anos. Todos ficaram perplexos.
Chegaram a pensar que Charlotte poderia ter se acasalado com os jovens tubarões machos que dividiam o tanque com ela desde julho, mas especialistas logo descartaram a possibilidade, pelas diferenças anatômicas e genéticas entre as espécies.
A explicação mais plausível para a gravidez de Charlotte é a partenogênese, um fenômeno raro onde o óvulo se desenvolve sem fertilização masculina. O processo é super raro, praticamente um “milagre” da natureza para manter a espécie.
O que é partenogênese
Os funcionários do aquário de Charlotte, o Aquarium and Shark Lab, só foram perceber que tinha algo diferente, quando a arraia começou a ter “inchaços”.
A partenogênese é um processo reprodutivo que ocorre em algumas espécies, onde o óvulo se desenvolve sem fertilização pelo esperma do macho.
O óvulo contém uma capacidade intrínseca de se dividir e iniciar o desenvolvimento embrionário sem a presença de um espermatozoide.
Toda independente…
O fenômeno é mais comum em alguns insetos, peixes, anfíbios e répteis, mas também foi observado em algumas espécies de pássaros e elasmobrânquios, como as arraias.
Esse processo pode ocorrer naturalmente em resposta a certos estímulos ambientais ou como uma adaptação para garantir a sobrevivência da espécie em condições desfavoráveis.
Tudo indica que Charlotte só está querendo ser independente e perpetuar sua espécie.
Ler mais notícia boa
Filhotes parecidos com a mãe
Segundo o National Geographic, esse processo resultaria em descendentes semelhantes à mãe, mas não em clones exatos.
Isso ocorre porque, embora os filhotes herdem todo o material genético da mãe, podem ocorrer pequenas variações genéticas durante processo de divisão celular e desenvolvimento embrionário.
Quando nasce?
Como os cuidadores não têm dados que definam um período específico de gestação, fica difícil prever a data exata do nascimento dos filhotes.
Na internet, os internautas estão contando os dias para que o parto de Charlotte aconteça e, ao que tudo indica, deve ser logo.
Transmissão ao vivo do nascimento
A repercussão foi tanta que o aquário quer instalar câmeras de transmissão ao vivo para que as pessoas possam acompanhar tudo online.
E que venham logo os bebês da Charlotte, estamos ansiosos!!
Dê uma olhada na barriguinha de grávida dela:
Ver essa foto no Instagram
Com informações de Tomorrows World Today.
Fonte: sonoticiaboa