Sophia @princesinhamt
Boas Ações

‘Cão farejador aposentado ajuda menores em recuperação’

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Um cão farejador, depois de 10 anos atuando na apreensão de drogas, se aposentou e foi adotado por uma instituição que ajuda menores com dependência. Agora, ele vai auxiliar jovens de forma terapêutica!

Rocco era acostumado a combater o crime nas ruas com policiais, mas a aposentadoria chegou e é o momento de descansar. Mas nem por isso ele vai parar os trabalhos, Rocco está contribuindo com terapia multidisciplinar na Associação Aliança (AFA), em Foz do Iguaçu.

No local, são acolhidas e adolescentes, de 10 a 18 anos, que necessitam de uma proteção temporária. Na casa, o cachorrinho se torna um escape dos sentimentos para os pequenos. “Rocco deixou o ambiente mais leve, deu maior ar de casa para esses acolhidos”, contou Cláudia Souza dos Santos, coordenadora da unidade.

Momento do descanso, mas nem tanto

Rocco tem 12 anos e chegou a de se aposentar!

Agora, ele que atuou na linha de frente contra as drogas, vai continuar no mesmo campo, mas um pouquinho diferente.

“O Rocco, além disso, na aposentadoria, ele foi pegar a pessoa que sofre as consequência desse uso de droga para ajudar na recuperação […] Pegou esses dois lados: da prevenção, do combate e depois na ajuda ao tratamento das ítimas”, disse Fernando Benedetti Mabillot Júnior, integrante do canil da PF.

Ajudou menino de 11

Na Associação Fraternidade Aliança, Rocco já é querido por todos.

Um dos casos que mais chamaram a atenção de Cláudia Souza, é o de um menino de 11 anos.

O garotinho tem dependência de crack, mas viu em Rocco uma grande amizade.

“Eles [Rocco e o menino] êm uma relação muito próxima mesmo, parecia que já se conheciam de outras vidas […] Tem uma intimidade entre os dois que é assim, que parece que já tinha sido construída anteriormente”, disse.

Para ela, o cachorro tem muita para a criança.

“Esse menino tem uma história de dor, de sofrimento, e o cachorro foi essencial”.

Leia mais notícia boa

Um dos melhores da PF

Quando estava na linha de frente contra o tráfico, Rocco era um dos melhores.

Segundo Cícero de Oliveira Fontenele Moraes, que acompanhou durante anos Rocco no Paraná, o animal foi um dos melhores cães que a PF teve.

“Rocco foi dos melhores cachorros que já passou pela nossa mão. Ele é extremamente ativo, comprometido, muita […] Realmente ele é muito bom, ele é muito sensível e é um cachorro ótimo, ele tem comportamento bom, é muito obediente. É realmente o padrão que a gente quer num dos nossos cães”.

Fernando Benedetti explica que uma das características que fizeram Rocco ser escolhido como cão farejador, foi o fato dele ser brincalhão.

“O treinamento é associativo, então você associa o odor da droga ao brinquedo dele. Então ele acha que está procurando o brinquedo, mas está procurando a droga. Quando ele encontra a droga, ele indica para a gente e a gente apresenta para ele o brinquedo […] Termina como brincadeira para eles, não trabalho. O trabalho é nosso”.

No local, Rocco já é a nova atração. Todo mundo ama ele! Foto: Gilvana Giombelli.

No local, Rocco já é a nova atração. Todo mundo ama ele! Foto: Gilvana Giombelli.

Quando atuava como farejador, Rocco era tido como um dos melhores. Foto: Gilvana Giombelli.

Quando atuava como farejador, Rocco era tido como um dos melhores. Foto: Gilvana Giombelli.

Com informações de G1.

Fonte: sonoticiaboa

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.