Da Redação
Única News
Os três animais resgatados no dia 22 deste mês, em uma residência de classe média em condomínio fechado de Cuiabá, no bairro Distrito Industrial, precisaram passar por cirurgias e estão recebendo cuidados veterinários desde então.
Dois deles, sendo uma fêmea da raça Lhasa Apso, a “Vida Maria”, de aproximadamente 8 anos de idade; e um bulldog francês macho, o “Caramelo”, aparentando mais de seis anos, foram submetidos a cirurgias nesta terça-feira (27).
Os procedimentos e todo o atendimento foram realizados por clínica veterinária que tem convênio com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e sustentável de Cuiabá (via Secretaria Adjunta de Bem-Estar Animal).
A cadelinha da raça Lhasa apso teve o útero retirado. Já o Bulldog macho passou por cirurgia dos testículos, em razão de grave infecção. O terceiro bulldog francês é uma fêmea, “Belinha”, e não necessitou de cirurgia e segue em tratamento.
Os três também receberam tratamento de otite e dermatite, além de medicação contra carrapatos.
Como o Única News havia divulgado, os animais foram resgatados em uma ação da Polícia Civil, durante mais uma fase da Operação Sansão.
Logo após o resgate, os três foram submetidos a avaliação clínica, levando em consideração o histórico em que viviam, a rotina de auto medicação e uso indiscriminado de medicamentos impróprios.
segundo o veterinário Guilherme Mota Soares, não dá para saber há quanto tempo os animais sofriam os maus-tratos, considerando que cada organismo reage de forma diferente. “Apresentam um estado delicado no momento que chegaram, com alterações diversas. Então, temos uma noção de ser mais de mês a situação, onde os animais foram negligenciados. Ao contrário do que muita gente pensa, maus-tratos não é só lesionar, machucar. O fato de negligenciar saúde, negligenciar atenção também é considerado maus-tratos. Por isso é difícil dizer há quanto tempo, porque tem animaizinhos que são mais resistentes, ou mesmo apresentando os sintomas vão resistindo há mais tempo. Embora doenças como a do carrapato possa levar a óbito, mas acredito que os três sairão bem dessa”, frisou.
Entenda o caso
Os animais foram resgatados na semana passada (dia 22), pela Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema) – Núcleo de Proteção Ambiental, em conjunto com a Secretaria Adjunta de Bem-Estar Animal, Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp) e o Centro de Zoonoses de Cuiabá, por meio de denúncia, em ação que integra a Operação Sansão, cujo foco é o combate ao crime de maus-tratos de animais domésticos.
Na ocasião, uma mulher de 49 anos, que era responsável pelos animais, foi autuada em flagrante por maus-tratos de quatro cachorros que ficavam em sua residência. Porém, um deles morreu um dia antes da atuação da equipe e a dona teria jogado o corpo do animal em uma região do bairro Carrapicho, em Várzea Grande.
A polícia vasculhou o local mencionado pela mulher e não encontrou nada. Ela teria confessado à equipe que fez o descarte irregular.
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!
Fonte: unicanews