Sophia @princesinhamt
Política

‘Ato em apoio a Bolsonaro reúne multidão na Avenida Paulista’

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A , na cidade de São Paulo, vai receber manifestação em apoio ao ex-presidente neste domingo, 25. O ato está programado para começar às 15h.

O protesto programado para a tarde deste domingo foi convocado pelo próprio ex-presidente. Desde 12 de fevereiro, Bolsonaro promove o evento por meio de postagens e vídeos nas .

Desde o primeiro momento, o ex-chefe do Executivo do país reforça o na Avenida Paulista. No vídeo em que se dirigiu a seus apoiadores, ele pediu para que as pessoas não levem nem cartazes e nem faixas com dizeres “contra quem quer que seja”. Usar roupas com as cores da bandeira do , sobretudo verde e amarelo, é outra recomendação do ex-presidente.

“Quero me defender de todas ás acusações que têm sido imputadas à minha pessoa nos últimos meses”, disse Bolsonaro, . “Mais do que discurso, uma fotografia de todos vocês, porque vocês são as pessoas mais importantes deste evento, para mostrarmos para o Brasil e para o mundo a nossa união, as nossas preocupações e o que nós queremos: Deus, pátria, família e liberdade.”

A afirmação de Bolsonaro querer se defender não se dá por acaso. A convocação para reunir apoiadores na Avenida Paulista se dá depois de ele e aliados se tornarem alvo da (PF) e do (STF).

O ex-presidente Jair Bolsonaro convocou a manifestação, com sucessivos alertas para que a mensagem não seja confusa, há 13 dias. Ele pretende fazer um discurso para se defender das acusações de que tramou um golpe para permanecer no poder, conforme a Polícia Federal (PF) e o gabinete do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) tentam provar.

Por determinação de Moraes, a PF deflagrou a Operação Tempus Veritatis em 8 de fevereiro. Na ocasião, Bolsonaro teve de entregar seu passaporte às autoridades competentes. Além disso, dois de seus ex-assessores na — Filipe Martins e Marcelo Câmara — . Eles seguem detidos até hoje.

De acordo com a PF, a apura suposta “tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito”. Conforme a corporação, que não citou nomes em suas comunicações oficiais, uma “organização criminosa” teria se formado para “obter vantagem de natureza política com a manutenção do então presidente da República no poder.”

Bolsonaro nega quaisquer tentativas nesse sentido. Diante do resultado da última eleição presidencial, ele deixou o poder em dezembro de 2022. Por causa da deflagração da Tempus Veritatis, o ex-presidente prestou depoimento à sede da PF em Brasília na última quinta-feira, 22, .

jair bolsonaro - convocação - avenida paulista | O ex-presidente Jair Bolsonaro chama, em vídeo divulgado nas redes sociais, apoiadores para evento na Avenida Paulista | Foto: Reprodução/Twitter/X/@jairbolsonaro
O Ex-Presidente Jair Bolsonaro Chama, Em Vídeo Divulgado Nas Redes Sociais, Apoiadores Para Evento Na Avenida Paulista | Foto: Reprodução/Twitter/X/@Jairbolsonaro

A Tempus Veritatis não foi, entretanto, a primeira operação da PF contra aliados de Bolsonaro em 2024. Em 27 de janeiro, Carlos Bolsonaro, vereador carioca e filho do ex-presidente, foi alvo de ação que investigava (Abin). Dias antes, os deputados federais pelo PL do Rio de Janeiro e também haviam entrado na mira da Polícia Federal.

Ao participar da edição de 1º de fevereiro do programa , Bolsonaro reclamou as ações da PF, rechaçou as acusações de uma Abin “paralela” ter sido formada durante seu governo e criticou diretamente o STF e o Tribunal Superior Eleitoral. “Sou a cereja do bolo”, . “Querem minha cabeça.”

No decorrer dos últimos dias, o ato convocado por Bolsonaro mobilizou aliados. Na tarde de sexta-feira 23, no evento deste domingo na Avenida Paulista. A lista conta com três governadores: Tarcísio de Freitas, de São Paulo, Jorginho Melo, de Santa Catarina; e Ronaldo Caiado, de Goiás. Além disso, oito senadores e dezenas de deputados federais avisaram que irão comparecer à manifestação.

Ex-secretário de Comunicação Social da Presidência da República e atual advogado de Bolsonaro, Flávio Wajngarten disse, na sexta-feira, que na Avenida Paulista na mobilização em apoio ao ex-presidente.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.