Os técnicos da Empaer, Karine Araujo Zimermann Farrapo, Rodrigo Cézar Ribeiro e Osvaldo Henrique Sanches, apresentaram o projeto. No documento, A equipe especificou os bioinsumos a serem produzidos pela biofabrica que pode produzir bioinseticidas bioacaricidas biofungicidas que podem ser utilizados para diversos projetos de ensino e pesquisa assim como serem utilizados para o manejo biológico de pragas e doenças de diversas culturas como a soja hortaliças e frutíferas.
A proposta é aproveitar os produtos feitos a partir de microrganismos, materiais vegetais, orgânicos ou naturais e utilizados nos sistemas de cultivo agrícola para combater pragas e doenças, além de melhorar a fertilidade do solo e a disponibilidade de nutrientes para as plantas. Por apresentar baixa toxicidade e ser biodegradável, esse tipo de insumo promove a agricultura sustentável e reduz os impactos em comparação com os agroquímicos comuns.
A unidade escolar oferta o curso técnico em agroecologia e associar a fábrica como espaço para o aprimoramento do curso. “Se der tudo certo a escola passará a fazer novas experiencias, proporcionando mais conhecimento aos alunos e trazendo inovação aos produtores rurais”, destaca a técnica Karine.
Ao final da reunião, ficou decidido um novo encontro com representantes de uma fábrica de bioinsumo para conhecer a escola e a viabilidade do projeto. Também participaram do bate-papo o coordenador técnico da escola, Luzinei Lorenti Cortezan e os professores Robson Lucas do Nascimento e Liomar Roque Dalla Santa.
Sobre a escola
¿A Escola Agrícola Terra Nova nasceu no ano de 2010 e está localizada na 10ª Agrovila no município de Terra Nova do Norte distante aproximadamente 50 km do núcleo urbano. São atendidos 260 estudantes de 15 municípios, sendo eles Nova Guarita, Peixoto de Azevedo, União do Norte, distrito de Peixoto de Azevedo, Matupá, Guarantã do Norte, Novo Mundo, Colider, Nova Santa Helena, Itaúba, Tabaporã, Marcelândia, Cláudia, Nova Canaã do Norte, Terra Nova do Norte e Altamira e Novo Progresso no Sul do Pará, proporcionando formação técnica que visa contribuir para o desenvolvimento da região, especialmente do pequeno produtor, buscando fomentar cada vez mais a agricultura familiar.
Fonte: @empaer_mt