Para o estudante da Escola Estadual São José Operário, em Rondonópolis, Cauã Henrique Pereira Silva, de 14 anos, o uso do Chromebook tornou as aulas mais interessantes.
“As pesquisas que faço têm facilitado a compreensão do conteúdo repassado pelos professores. No meu caso, estou até com mais ânimo para estudar em casa, pois também acesso os conteúdos digitais de lá”, afirmou o aluno do 9º ano.
O colega dele, Murilo dos Santos Silva, 14 anos, que também cursa o 9º ano na escola estadual, avaliou que os equipamentos facilitam o aprendizado e que estudar com o apoio de tecnologia ficou muito mais divertido.
“Dá até vontade estudar por mais tempo para ficar usando o Chromebook. Converso com amigos e eles também dizem isso. Hoje eu aprendo de uma forma mais divertida”, pontuou.
Ana Carolina, 17 anos, do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Salim Felício, em Cuiabá, comentou que o Chromebook a ajuda a chegar na escola mais inteirada dos conteúdos.
“Quando entro no laboratório, já fiz pesquisa pelo Chromebook sobre tudo o que vou precisar para a aula prática. Consigo memorizar o conteúdo e apenas complemento a compreensão com as explicações do nosso professor”, contou, se referindo ao laboratório completo da escola recém-inaugurada.
Ao todo, foram adquiridos 180 mil Chromebooks e 10.250 Smart TVS para atender as escolas da rede estadual.
O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, disse que o uso de tecnologias em sala de aula faz parte de uma das 30 políticas educacionais do Plano EducAção 10 Anos, que objetiva colocar a rede estadual entre as mais bem avaliadas no país até 2032.
Segundo ele, a logística de distribuição dos Chromebooks e das Smart TVs para as escolas está em fase de finalização. “Temos pressa em atender todas as 647 escolas da rede, pois o uso dessas tecnologias tem aumentado o engajamento dos estudantes com o conteúdo pedagógico, permitindo que os educadores se concentrem nos resultados da aprendizagem”, afirmou.
Outra vantagem, de acordo com Alan, é que a implantação de tecnologias nas escolas, que também inclui robótica educacional, laboratórios 4.0 e a filosofia STEAM, também promove um ambiente propício para o fortalecimento do vínculo da comunidade estudantil com a escola.
O uso do Chromebook pelos estudantes também promoveu acessibilidade, porque permite usar a maioria das linhas braile atualizáveis com equipamento, atendendo também o Estudante Público Alvo da Educação Especial.
Fonte: mt.gov.br