A doação de sangue por uma pessoa pode salvar até quatro vidas e ajuda a melhorar a vida de quem tem doenças crônicas graves e a salvar a vida de quem se acidenta ou enfrenta calamidades.
Siga o Sempre Dia de Ajudar no Instagram!
Simples, o procedimento para doar é rápido e totalmente seguro, não havendo riscos ao doador visto que nenhum material usado na coleta do sangue é reutilizado, o que elimina qualquer possibilidade de contaminação.
Entre os estoques de bolsas de concentrado de hemácias por tipo sanguíneo, atualmente e comumente há mais captados e disponíveis os sangues de tipo A+, O+ e B+, seguidos dos O-, A- , B- e AB-.
Porém, para doar sangue é preciso preencher alguns requisitos, assim como há alguns critérios que impedem uma pessoa de poder doar. As informações são do Ministério da Saúde.
O requisito para doar sangue é estar com bom estado de saúde, seguindo os seguintes critérios:
São critérios que impedem temporariamente o ato de doação:
Covid-19 e doação de sangue
Se você foi diagnosticado com Covid-19, após dez dias da recuperação total dos sintomas você pode doar sangue. Assintomático e positivo, deve-se esperar os mesmos 10 dias para doar. Se teve contato com alguém positivado, após sete dias do último contato você pode doar sangue.
Fonte: semprefamilia.com.br