O deputado federal (União-SP) apresentou neste domingo, 18, um pedido de moção de repúdio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, depois que o petista comparou a reação de Israel em Gaza ao Holocausto.
“A comparação feita pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, entre as ações de Israel em Gaza e os atos cometidos por Adolf Hitler contra os judeus durante o Holocausto, representa uma falha de compreensão histórica e uma simplificação perigosa de eventos complexos”, disse o deputado no pedido de moção de repúdio. “Tal analogia, além de minimizar os horrores do genocídio perpetrado contra seis milhões de judeus, ignora as nuances do conflito Israel-Palestina, que tem raízes profundas e multifacetadas.”
O deputado também disse que as declarações de Lula “não contribuem para a resolução do conflito, mas servem para inflamar ainda mais as tensões”.
De acordo com Kataguiri, o papel dos líderes mundiais “deveria ser o de condenar a atuação dos grupos terroristas”. Além disso, segundo ele, Lula deveria “defender a soberania e o direito de defesa de nações ofendidas”.
‘
Para ser aprovado, o pedido de moção de repúdio deve ser analisado por maioria simples na Câmara dos Deputados.
Mais cedo, . Em uma publicação no Twitter/X, o senador Sérgio Moro (União-PR) criticou a postura do petista. Ele afirmou que a fala “ofende o povo judeu e mancha” a imagem do Brasil.
O deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ), líder da oposição na Câmara dos Deputados, afirmou que Lula inverte a “lógica das coisas para defender o que é errado e atacar o certo”.
Osmar Terra (MDB), deputado federal pelo Rio Grande do Sul, defendeu a ação de Israel e destacou que o presidente tem uma “narrativa mentirosa”.
O senador Ciro Nogueira (PP-PI) afirmou que o discurso é uma vergonha e pediu desculpas ao mundo e aos judeus “em nome dos brasileiros”.
O presidente do Novo, Eduardo Ribeiro, considerou a fala de Lula como “surreal”. “A fala surreal de Lula comparando Israel a Hitler vai rodar o mundo ocidental e afundar de vez a imagem do Brasil. Quando a gente acha que ele chegou ao fundo do poço da degradação moral, descobre que o poço dele não tem fundo”, tuitou neste domingo.
Na manhã deste domingo, Lula comparou a contraofensiva de Israel na Faixa de Gaza aos ataques do Hamas com o Holocausto.
“Sabe, o que está acontecendo na Faixa de Gaza com o povo palestino, não existe em nenhum outro momento histórico, disse o petista. “Aliás, existiu quando Hitler resolveu matar os judeus”
A declaração foi feita durante entrevista a jornalistas no hotel em que está hospedado em Adis Abeba, capital da Etiópia.
Fonte: revistaoeste