Nascida em 1873, Santa Teresinha do Menino Jesus é padroeira da França e das missões, é uma das quatro mulheres doutoras da Igreja Católica e teve este título proclamado pelo papa João Paulo II.
Por conta dos seus 150 anos de nascimento, pela primeira vez as relíquias da santa – incluindo a urna com seus restos mortais – estarão no município de Sorriso, a 420 km de Cuiabá, e para marcar esse momento histórico para a comunidade católica, vai haver uma programação especial na cidade.
A peregrinação tem início às 12h30, quando será realizada uma recepção dos restos mortais da santa na gruta de Nossa Senhora do Sorriso, localizada às margens da BR-163.
Depois os fiéis seguem em carreata até o GESP (Ginásio Esportivo São Pedro), onde haverá veneração à urna com os restos mortais da santa. Uma missa será realizada no local às 15h.
A programação vai continuar a partir das 16h com uma conferência com o padre Reginaldo, de Cuiabá.
Às 17h será rezado um terço em novena a Santa Teresinha e às 18h os fiéis sairão em uma procissão luminosa até o Santuário de Nossa Senhora do Sorriso, na Avenida Noêmia Dalmolin, onde será celebrada uma missa a Santa Terezinha, às 19h.
A programação se encerra às 21 horas. (Confira a programação completa abaixo)
No Brasil, esta será a quarta vez da visita das relíquias. E a primeira vez em Sorriso. As relíquias devem passar por outros municípios do estado, como Sinop, a 503 km de Cuiabá, na sexta-feira (16).
Santa Teresinha do Menino Jesus
A história conta que Santa Teresinha do Menino Jesus, vulgo Teresinha de Jesus, marcou sua época e contribuiu universalmente para o bem da humanidade. A jovem carmelita, que viveu apenas 24 anos, influencia até hoje gerações e tem no Brasil uma das maiores devoções.
O que se destaca na espiritualidade de Santa Teresinha é a sua grande universalidade. Mundialmente conhecida graças ao seu exemplo de vida e aos seus escritos, suas memórias, publicadas sob o título “Histoire d’une âme” — na tradução para língua portuguesa como “História de uma alma” —, logo após sua morte, imediatamente tiveram um impacto mundial. A publicação já vendeu mais de 500 milhões de cópias em todo mundo.
Confira a programação completa
- 12h30 – Recepção das relíquias na gruta de Nossa Senhora do Sorriso, próximo a BR 163
- 12h45 – Carreata e translado das relíquias até o GESP
- 15h – Missa Votiva a Santa Teresinha no GESP
- 16h – Conferência com padre Reginaldo (de Cuiabá) no GESP
- 17h – Terço no GESP
- 18h – Procissão Luminosa até o Santuário Nossa Senhora do Sorriso
- 19h – Missa Votiva a Santa Teresinha no Santuário de Nossa Senhora do Sorriso
- 21h – Encerramento
Fonte: primeirapagina