Sophia @princesinhamt
Política

Moraes declara-se impedido em julgamento de imagens de suposta agressão em Roma: entenda o caso atualizado

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O ministro Alexandre de Moraes, do , se declarou impedido no julgamento que trata do compartilhamento de imagens do Aeroporto Internacional de Roma com a defesa dos supostos agressores do juiz do STF, na Itália. A Procuradoria-Geral da República (PGR) também reivindicou acesso ao conteúdo e se manifestou contra Moraes ser assistente de acusação, no caso.

De acordo com o Código de Processo Penal, um juiz não pode participar de um caso no qual “ele próprio ou seu cônjuge, ou parente, consanguíneo ou afim em linha reta, ou colateral até o terceiro grau, inclusive, for parte ou diretamente interessado no ”.

Desde a manhã de hoje, , relator do caso. Apesar de ter tornado a investigação pública, o manteve o sigilo sobre as imagens do aeroporto. Há uma série de restrições para o advogado acessar o material, que não pode deixar as dependências da Corte.

moraes roma
O ministro do STF Alexandre de Moraes, durante sessão no plenário da Corte – 8/2/2024 | : Ton Molina/Estadão Conteúdo

Na quinta-feira 15, a PF encerrou a investigação e concluiu que Moraes e seu filho, Alexandre Barci, foram alvos de “injúria real”. A PF, contudo, não pediu indiciamentos, por se tratar de um crime de baixo potencial ofensivo.

Em julho do ano passado, Moraes relatou à PF que ele e sua família foram agredidos no aeroporto pelo empresário Roberto Mantovani Filho. Mantovani negou. Um inquérito foi aberto no STF para investigar o caso.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.