Sophia @princesinhamt
Eventos

Carnaval de Corumbá: um dos melhores do Centro-Oeste para aproveitar ao máximo

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O Carnaval de Corumbá, na região oeste de Mato Grosso do Sul, é mais do que uma festa: é um que ultrapassa fronteiras e enche os corações de alegria e admiração. Consolidada como um dos maiores da região Centro-Oeste do país, a folia encanta os visitantes, gera empregos e movimenta a economia.

Sinta a energia do Carnaval de Corumbá, aperte o play:

Assista ao resumo da primeira noite do desfile das escolas de samba de Corumbá (Crédito: Gustavo Fernandes e Nilmar Augusto)
Assista ao resumo da segunda noite do desfile das escolas de samba de Corumbá (Crédito: Fabiano do Valle, Gustavo Fernandes e Hitalo Silva)

Fato é que a cidade respira o Carnaval. A festa, que este ano começou ainda na quarta-feira (7) com o bloco “Sandálias de Frei Mariano”, dura quase sete dias e, além das ruas, os foliões encantam na avenida.

Desfile corumba 2
(Foto: Divulgação Prefeitura De Corumbá)

Cada batida de tambor, cada passo de dança e cada adereço carnavalesco contam uma história, celebrando a cultura e as origens do Brasil de forma magnífica. É um momento em que as ruas se enchem de vida e energia, refletindo a diversidade e a alegria do povo brasileiro.

As escolas de Samba competem não apenas pela glória da vitória, mas também pela oportunidade de mostrar um pedacinho do Pantanal sul-mato-grossense ao mundo, com muito talento e criatividade.

Em 2024, na primeira noite de desfiles, no domingo (11), cinco escolas de samba encantaram o público com suas performances envolventes. A “Marquês de Sapucaí” abriu a festa na avenida, trazendo como protagonista a história dos indígenas guerreiros Guaicurus. A “Mocidade Independente”, prestou uma emocionante homenagem a Almir Sater, o pantaneiro cantador de esperança.

“Este ano estou experimentando um pouco dessa vivência, vivência essa que está me encantando. Hoje é meu aniversário. É gratificante poder nascer no Carnaval, viver o Carnaval é uma coisa imensurável”.

Eloísa Cáceres, estudante.

Desfile corumba 1
(Foto: Divulgação Prefeitura De Corumbá)

A “Caprichosos de Corumbá” levou o público a uma viagem ao sobrenatural, destacando a figura icônica de Zé Pelintra, uma entidade espiritual. Já a “Acadêmicos do Pantanal”, emocionou ao homenagear o Banho de São João, uma das maiores festas juninas do estado, e patrimônio cultural e imaterial do Pantanal.

O encerramento da primeira noite de desfiles ficou por conta da “Pesada”, que reverenciou a história do Dr. Victor Rocha.

A segunda noite, na segunda-feira (12), fantasias luxuosas e mais samba no pé. A “Imperatriz Corumbaense” homenageou Ranulfo Galeano, que foi professor e carnavalesco em Corumbá. As alas nas cores vermelho, amarelo e verde trouxeram fantasias e representações de xangô.

A “Vila Mamona” foi a segunda escola da noite e entrou na avenida com uma hora e meia de atraso. Problemas na bateria e nos empurradores atrapalharam os planos iniciais, mas não impediram o brilho na avenida. A escola entrou com 15 alas e 3 carros e o samba enredo da escola foi ‘O voo da Á no da vida’.

A “Major Gama” trouxe a representação da evolução da comunicação. O samba enredo foi “A Nossa Pomba Conectando um Povo de Fibra” e as alas chamaram a atenção, com direito à apresentação em libras em uma delas.

A penúltima escola foi a “Estação Primeira do Pantanal”. A escola homenageou a “Natureza Das Águas dos Xaraés, o ciclo da vida, a exuberância da Fauna e flora surge uma comitiva da esperança”.

A última escola foi a “Império do Morro”, o verde e rosa tomaram conta da avenida. Durante o trajeto, dois ritmistas chegaram a subir na alegoria com atabaques, impressionando o público.

Festa que encanta desde cedo

Eluciana Eloísa tem 16 anos e, este ano, desfilou pela primeira vez como rainha de bateria. A adolescente não se limita e garante, entregou “um show” durante o desfile.

“Eu não esperava dar o show que eu dei! Para o meu primeiro ano, eu dei o meu melhor. É uma emoção enorme sambar pela passarela do início ao fim.

Desfile corumba 3
(Foto: Divulgação Prefeitura De Corumbá)

Quem já percorreu todo o estado reconhece o valor do Carnaval de Corumbá. Como o engenheiro elétrico e ex-senador Delcídio do Amaral.

“Corumbá é uma referência, uma cidade diferenciada. O carnaval é melhor, sem dúvida! A projeção que o carnaval de Corumbá tem em todo o Centro-Oeste sem dúvida é ótima. Isso representa uma projeção na economia. É o Turismo Forte o Turismo de evento é o turismo do carnaval na cidade mais histórica e a cidade que tem a maior cultura da região”, afirmou o político.

Acompanhado, Delcídio (de azul) assiste ao desfile das escolas de samba de Corumbá
Acompanhado, Delcídio (De Azul) Assiste Ao Desfile Das Escolas De Samba De Corumbá

Além da alegria e do brilho das apresentações, o Carnaval de Corumbá também contribui para impulsionar a economia da cidade, gerador de empregos diretos e indiretos, além de atrair turistas de todas as partes do Brasil e do mundo para celebrar a riqueza e diversidade da região pantaneira.

“É um investimento muito grande! O que é gerado nem se compara com o investimento feito no Carnaval. No ano passado, para se ter uma ideia, entre prefeitura e Governo do Estado foram investidos R$ 5 milhões e gerou R$ 30 milhões e neste ano a gente espera muito mais. Esse evento é um gerador de empregos, de renda. Em foram criados 2 mil trabalhos diretos e indiretos, ta aí a movimentação financeira de todo esse evento.”

Elisangela Oliva, Diretora Presidente da Fundação de Turismo do Pantanal.

(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)
Desfile corumba 5
(Foto: Divulgação Prefeitura De Corumbá)

Confira mais fotos do desfile das escolas de samba de Corumbá:

Fonte: primeirapagina

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.