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Educação

7 maneiras de estimular o amor pela leitura em seus filhos: técnicas testadas e comprovadas!

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Não é segredo para ninguém: não é porque a escola cobra a leitura de alguns livros por ano que as crianças ganham gosto por ler. A competição com outras formas de passar o tempo é acirrada e despertar o amor pela leitura pode não ser tarefa fácil para pais e educadores.

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Mas há algumas estratégias que podem ser usadas – um artigo no site VeryWell Family traz algumas da escritora Sarah Vanbuskirk, da especialista em leitura Heather Mansberger, que tem mais de 25 anos de experiência com esse trabalho em escolas, e da professora Claire Cameron, do Departamento de Aprendizagem da Universidade de Buffalo.

As três chaves

Segundo Heather, três coisas são essenciais para cultivar numa criança o amor pela leitura: , e tempo. Sobre o primeiro tópico, Sarah indica: “Escolha livros que correspondam ao interesse da criança, quer se trate de borboletas, esportes, ferramentas, fadas, sapos ou super-heróis”. É um fator fundamental para promover o engajamento da criança na atividade.

Já sobre o segundo tópico, não é nenhuma surpresa que as crianças tendem a ver a leitura como algo de prazeroso se veem seus pais lendo em seu tempo livre, em vez de enfiar o nariz dentro das telas de smartphones. Dificilmente a leitura será tratada positivamente pelas crianças sem esse exemplo autêntico dos pais. A grande chave está aqui.

Uma vez que existe essa base, são a rotina, a constância e a repetição que transformam a leitura num hábito, segundo Heather, que sugere de 15 a 30 minutos de leitura em voz alta toda noite na hora de dormir. Nas primeiras vezes, é importante manter o hábito mesmo quando não há interesse total da criança, até que essa rotina se consolide. “Ler é como muitas outras atividades: quanto mais alguém a realiza, melhor a realiza, e quanto melhor a realiza, mais gosta de realizá-la”, afirma, por sua vez, Claire.

A leitura em voz alta antes de dormir

Ler com os filhos pode ser a melhor maneira de nutrir o
gosto pela leitura: faz com que ela seja uma atividade de conexão, de relação,
em vez de algo solitário. “Se o seu objetivo é o amor pela leitura,
não pense no tempo dedicado a essa atividade como um momento de desenvolver capacidades
de interpretação. Foque no prazer de ler e escutar histórias”, diz Sarah. “As
crianças desenvolverão naturalmente essas habilidades simplesmente se deixando
envolver pela leitura”.

Ao ler para crianças pequenas, demorem-se olhando as figuras
e conversando sobre elas. Com crianças mais velhas, conversem sobre a leitura:
peça um resumo do que aconteceu até aquele ponto da história ou pergunte o que
a criança acha que vai acontecer em seguida. Segundo Heather, conversar sobre
as histórias fortalece as habilidades de intepretação, o crítico e o
próprio prazer da leitura.

Além disso, se durante a leitura aparece alguma noção que possa soar mais difícil, interrompa-a e converse sobre o tema com a criança. Isso mostra que está tudo bem deixar o livro de lado por um momento para refletir sobre o que se leu – e ajuda a criar conexões entre o texto e a vida.

Até quando?

Heather encoraja os pais a manterem o hábito de ler uma
história todas as noites para os filhos até por volta do quinto ano do ensino
fundamental – um período delicado, em que a leitura, cada vez mais solitária,
pode começar a cheirar a lição de casa.

“Ler para a criança em voz alta permite que ela simplesmente
aproveite a história”, diz a especialista, que recomenda ainda que o livro a
ser lido com os pais deve ser sempre um pouco mais difícil do que o livro que a
criança já lê sozinha. “À medida em que as crianças crescem, pode-se aumentar o
tamanho e a complexidade do texto. Isso vai desafiar a imaginação delas e
construir seu vocabulário e capacidade de compreensão”.

É a própria criança que vai fazer notar o momento de
encerrar esse hábito – que se sente “velha demais” para isso. Mas isso não
significa que acaba ali a tarefa dos pais de cultivar a leitura. Fazer da
visita à biblioteca uma rotina ou estabelecer um momento em família para
partilhar sobre o que cada um lê são hábitos que podem prosseguir na
pré-adolescência e na adolescência.

Fonte: semprefamilia.com.br

Sobre o autor

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Fábio Neves

Jornalista DRT 0003133/MT - O universo de cada um, se resume no tamanho do seu saber. Vamos ser a mudança que, queremos ver no Mundo