Sophia @princesinhamt
Notícias

Como denunciar focos de dengue em Cuiabá: saiba onde e como agir!

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Com o surto de dengue em todo o país e a chegada das chuvas em Mato Grosso, é importante redobrar os cuidados. Em Cuiabá, existe um número de telefone exclusivo para denúncias de focos de mosquitos da dengue: o (65) 3318-6059, contato do Centro de Zoonoses, da Secretaria Municipal de Saúde.

Um erro muito comum da população é telefonar para a Vigilância Sanitária em busca desse atendimento porém os locais fornecem serviços diferentes e isso não é o recomendado.

2024 word1
Os canais corretos para fazer a denúncia são no telefone ou e-mail do Centro de Controle de Zoonoses de Cuiabá. (Foto: Divulgação/SES)

Outra forma de acionar o Centro de Controle de Zoonoses é através do e-mail: ccz.saude@cuiaba.mt.gov.br. Ao acionar a Zoonoses, o denunciante solicita uma ordem de serviço para atendimento.

Para quem mora em prédio, a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, Alessandra Carvalho, orienta que não adianta apenas afirmar apenas que viu uma casa “pela janela”; é preciso divulgar o endereço exato da residência que possui foco de mosquito.

Ela destaca ainda que o denunciante pode manter sua identidade em sigilo.

Combate à dengue

A coordenadora do Centro de Controle também ressalta a necessidade de conscientização e participação da população na luta contra a dengue, especialmente diante do aumento de 26% nos casos em comparação ao mesmo período do ano anterior, totalizando 55 casos confirmados na cidade até o momento.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, para combater e prevenir a proliferação da dengue na cidade, já foram realizadas, apenas este ano, o total de 52.929 visitas domiciliares em diversos bairros da capital, com o objetivo de identificar e tratar potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

Nesse contexto, foram tratados 5.503 imóveis e 6.209 depósitos que poderiam servir como locais de reprodução do vetor.

Além disso, mais de 30 bloqueios de casos suspeitos foram realizados, abrangendo mais de 785 casas, utilizando larvicidas para interromper o ciclo de reprodução do mosquito.

Nos bloqueios, o Centro de Zoonoses vai até o local e aplica larvicida na residência com foco e nos imóveis ao redor, que também possuem risco.

Alessandra Carvalho destaca a importância do LIRA (Levantamento de Índice Rápido de Aedes aegypti) para identificar e monitorar os índices de infestação nos diferentes bairros da capital, para o direcionamento das estratégias de combate de forma mais eficaz.

Uma das ações adotadas pela prefeitura foi a campanha “10 Minutos contra o Aedes Aegypti”. Essa iniciativa busca incentivar a população a dedicar um curto período semanal para eliminar possíveis focos do mosquito em suas casas ou locais de trabalho, inspirada em estratégias bem-sucedidas adotadas em outras localidades.

Parcerias estratégicas com alguns estabelecimentos foram efetivas a fim de unir esforços no combate a esse agravo.

Fonte: primeirapagina

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.