De janeiro até esta quarta-feira (7), período de 37 dias, Mato Grosso registrou 21 mortes por complicações da covid-19, conforme dados da SES (Secretaria de Estado de Saúde).
A idade das pessoas que morreram em razão da doença é variada, mas a maior parte, 84%, tinha idade acima dos 51 anos. Em 13 de janeiro, uma mulher de 76 anos morreu em Rosário Oeste e um homem de 59 anos em Poconé, em 24 do mesmo mês.
Em fevereiro, já foram registradas 5 mortes. Entre as vítimas da doença está uma mulher 38 anos que morava em Nobres, que faleceu no dia 3. Um homem 42 anos de Várzea Grande também não resistiu e morreu no dia 4.
Infectados pela doença
Os casos de pessoas que foram infectadas pela covid são de 8.843, do começo do ano até essa terça, ainda conforme o Painel da SES. Nos hospitais públicos, 73 pacientes estão internados com a doença. O número de pessoas positivadas em janeiro representa um aumento de 6 vezes mais.
Pessoas com idade de 31 a 40 representam a maior parte dos infectados, 20,32%. Seguido por pessoas com 21 a 30 anos, 18,45%.
Para evitar o contágio e complicações da doença, os postos público de saúde oferecem vacinas de graça à população.
Segundo a Prefeitura de Cuiabá, há disponível doses para o grupo prioritário, que são as pessoas que possuem algum tipo de comorbidade, gestantes e puérperas, idosos, trabalhadores da saúde, entre outros.
*A matéria foi atualizada para atualização da informação sobre o número de mortes.
Fonte: primeirapagina