O Psol pretende pedir ao presidente do Senado, (PSD-MG), a cassação do mandato do ex-presidente da República e senador general Hamilton Mourão (Republicanos-RS).
O documento, divulgado nesta quinta-feira, 8, afirma que o general Mourão “incitou” as Forças Armadas e a Justiça Militar “contra” o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seu governo.
Entraremos no Conselho de Ética do Senado pedindo a cassação do mandato do General Mourão por incitar as Forças Armadas a ações golpistas de descumprimento judicial. O PSOL já está elaborando a representação. Sem anistia a nenhum golpista!
— Guilherme Boulos (@GuilhermeBoulos) February 8, 2024
O pedido de cassação cita o Na ocasião, o parlamentar comentava uma operação da Polícia Federal (PF),
Nas declarações, Mourão disse que as Forças Armadas “não podem se omitir” diante da ação da PF. O senador chamou ainda a operação de “devassa persecutória”. Além disso, declarou que os militares deveriam “reagir”.
“Não vivemos em regimes totalitários, mas estamos caminhando para isso”, afirmou o senador. “No caso das Forças Armadas, os seus comandantes não podem se omitir perante a condução arbitrária de processos ilegais que atingem seus integrantes, ao largo da Justiça.”
Mourão ainda comentou que vê a possibilidade de o Brasil entrar em um conflito grave. “A mera observação da precipitação dos acontecimentos, cada vez mais traumáticos, indica a possibilidade lamentável de um confronto de gravíssimas consequências”, disse.
Procurada por , a equipe de Mourão não retornou até a publicação desta reportagem. O espaço segue aberto.
Fonte: revistaoeste