A Mini encerra mais um capítulo da sua história com o fim da produção do modelo Clubman,que pode ser considerado a versão perua do compacto da marca inglesa. O carro foi apresentado pela primeira vez ao mundo em 1969, ficou apenas um ano em produção e ressurgiu em 2007, já depois da era BMW.
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Com as mudanças no mercado automotivo, as peruas foram ficando de lado e dando lugar aos SUVs e crossovers, o que também vai acontecer na linha Mini, que vai substituir a perua Clubman pelo crossover elétrico Aceman, que está prestes a ser apresentado oficialmente.
A trajetória do Clubman inclui alguns episódios interessantes, entre os quais o que diz respeito ao projeto das portas traseiras. O engenheiro-chefe de qualidade da Mini, Guy Elliot, explica que “precisávamos garantir que ambas as portas abririam sempre totalmente, sem obscurecer as luzes traseiras, o que era um requisito legal.
Ele continua dizendo que “conseguir isso exigiu um ajuste fino e o desenvolvimento do sistema de amortecimento a gás para garantir que as portas funcionassem corretamente em todas as condições climáticas”, concluiu Elliot.
O Mini Aceman será dividido entre as versões eletrificadas do Cooper e do Countryman com um preço compatível. Mas teremos que esperar e ver o que realmente sai da fábrica. O Aceman ainda não estreou oficialmente e levará algum tempo até que o Mini inicie uma linha de montagem para o novo modelo. Enquanto isso, a produção do Clubman terminou oficialmente para sempre.
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Fonte: autoo