Flashdance é um dos filmes mais icônicos dos anos 1980. Além de uma trilha-sonora composta por hits como “Flashdance…What a Feeling” de Irene Cara, “Maniac”, de Michael Sembello, “Lady Lady”,de Joe Esposito e “He’s a Dream”, de Shandi Sinnamon, o longa apresentou uma história cativante de uma dançarina e serviu looks que viraram moda na época. Um de seus looks mais famosos, no entanto, foi o resultado de um acidente na lavanderia.
Flashdance conta a história de Alex Owens (Jennifer Beals), uma jovem siderúrgica que trabalha de dia e a noite em uma boate como dançarina. Mas sonha em entrar em uma companhia de balé. Ela então conhece Nick (Michael Nouri), seu chefe e eventualmente namorado, que a ajuda em seus altos e baixos para correr atrás de seus sonhos.
Em entrevista para Jimmy Fallon em The Tonight Show, a atriz, após ser questionada sobre a história por trás do poster do filme, disse que o look foi meramente um acidente e nem estava listado como figurino de sua personagem.
Após secar por muito tempo um casaco, ela teve que se virar para ainda conseguir usá-lo para fazer o teste de figurino. Então, cortou a gola um pouco maior do que deveria e usou do mesmo jeito. No final, o resultado foi perfeito.
Eu tinha meu moletom favorito no ensino médio e o coloquei na secadora por muito tempo e em temperatura muito alta. Então a parte do pescoço encolheu, e eu não consegui colocar minha cabeça por ela, então eu apenas cortei o buraco. E eu o usei em um figurino para Flashdance, e Adrian Lyne, o diretor, realmente adorou, e Michael Caplan, o figurinista, adorou, então ele fez uma versão muito melhor para o filme.
A atriz recentemente retornou aos olhos do público após contracenar com Temuera Morrison, em O Livro de Boba Fett. Na série, Beals interpreta Garsa Fwik, uma Twi’lek.
Flashdance virou um fenômeno no ano de 1983, tanto que inspirou muitos outros musicais e filmes de dança como Dirty Dancing – Ritmo Quente, Footloose e Purple Rain.