Sophia @princesinhamt
Política

Milei intervém e reestrutura empresas estatais de mídia na Argentina: entenda as mudanças.

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A Argentina publicou, na edição da última segunda-feira, 5, do seu Diário Oficial, um decreto que determina a intervenção em empresas estatais da área de comunicação. A nova medida do governo do presidente tem validade de um ano, que pode ser renovada pelo mesmo período. 

De acordo com o decreto, as estatais estão “em situação de emergência pública em matérias econômica, financeira, fiscal, administrativa, previdenciária, tarifária, sanitária e social”.

O atual governo explica que essa situação emergencial foi decretada em 20 de dezembro de 2023. Por isso, “será necessária uma profunda reorganização das empresas”. A ideia é provocar “a maior eficiência no funcionamento do setor público”.

Milei decreta intervenção em empresas estatais de mídia da Argentina
Milei Prometeu Cortes Nas Estatais No Chamado ‘Plano Motossera | Reprodução/Twitter/X

Diego Martín Chaher será o interventor da Rádio e TV Argentina. O advogado também vai supervisionar o processo nas demais empresas. 

Anteriormente, Chaher atuou no Grupo Amé, que controla os veículos de comunicação da Argentina há pelo menos 20 anos.

Diego Sebastián Marias, ex-deputado argentino, vai ocupar o cargo de interventor-adjunto. Ambos poderão realizar obras, comprar bens, contratar e demitir funcionários.

A partir de agora, ficará a cargo dos interventores “avaliar e modificar o regime de administração de fundos, ampliando ou reduzindo as peças orçamentárias, ou aprovar um novo regime”.

Em sua campanha , Milei classificava os veículos públicos de comunicação argentinos “mecanismos de propaganda”. 

Ele prometeu fazer cortes nas estatais no chamado “plano motossera”, um com reformas que restringem as funções do Estado e fortalecem as forças de mercado.

  • Agência de notícias Télam;
  • Rádio e Televisão Argentina;
  • Contenidos Públicos, que controla os canais Encuentro, DeporTV e Pakapaka; Contar;
  • Acua Mayor;
  • Acua Federal;
  • Educ.ar (portal educativo);
  • Polo de Produção Audiovisual; e Banco Audiovisual de Conteúdo Universal Argentino (Bacua).

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.