Eleita, nova série nacional do Prime Video, desembarcou no serviço de streaming na última sexta-feira (7). Lançada durante o período eleitoral, próximo do segundo turno das eleições presidenciais, a série escrita e protagonizada por Clarice Falcão mistura ficção e realidade em uma trama levemente distópica.
Em entrevista ao AdoroCinema, a atriz falou sobre essa linha tênue em que a produção se sustenta. É baseada em casos reais? A inspiração é clara. No entanto, os personagens e as situações provém da imaginação – ainda mais em um momento tão delicado da política nacional.
“Estou muito feliz com o resultado, porque nesse momento é muito bom poder olhar para a política por algum tempinho com alguma leveza. A gente quis mesmo tirar do agora, colocar num futuro próximo, tirar da realidade. Então, o tom é acima mesmo, é fantástico, é quase uma história de fantasia”, explica Clarice. “Obviamente, como a gente vê e viu, a realidade anda bem fantástica também. Mas a gente queria criar o Rio de Janeiro e esses personagens muito inventados. Para justamente poder falar e pensar de política, por um minutinho, sem chorar.”
Sobre algumas caricaturas ou críticas que foram inseridas no roteiro, a atriz e roteirista reitera que houve um cuidado muito grande para tratar de assuntos sensíveis. “Fizemos muita questão de sempre que a gente achava que algo era delicado ou que poderia imprimir [um sentimento] esquisito, mesmo que não seja a nossa intenção, [iríamos] deixar o mais claro possível que não é isso que a gente está falando, que a mensagem era outra.”
Sr. e Sra. Smith: Wagner Moura é escalado para série do Prime Video estrelada por Donald Glover
A artista ainda brinca com a premissa da série e lembra de um caso dos anos 1980, quando o Macaco Tião, um chimpanzé do Jardim Zoológico do Rio de Janeiro, ganhou milhares de votos a partir de sua inusitada candidatura. “A galera estava inconformada e em forma de protesto elegeram um macaco. Isso tem acontecido mais recentemente, nós temos alguns casos assim. Então, tem uma coisa sobre a raiva e a revolta que tem movido muitas pessoas na hora de votar.”
Criada por Clarice Falcão e Célio Porto, Eleita se passa em um futuro distópico não muito distante, no qual o estado do Rio de Janeiro está literalmente caindo aos pedaços. O governo fluminense não tem um tostão furado, e o resto do país não está muito melhor: não existem mais livros, professores, editoras ou imprensa profissional. Para piorar, a política virou um circo tão esquisito que dá saudade da época em que o Macaco Tião quase foi eleito como prefeito do Rio.
Neste cenário caótico, Fefê (Clarice Falcão), uma jovem influenciadora digital com aversão a qualquer tipo de responsabilidade, decide se candidatar a governadora do estado “na zoeira”. O problema é que essa piada fez sucesso. Eleita, ela — que não sabe a diferença entre governador e prefeito — tentará conciliar sua vida agitada de festas com a administração do Estado do Rio de Janeiro — o que não só é difícil, mas impossível.
Com 7 episódios, Eleita já está disponível no catálogo do Prime Video.