O de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas, confirmou a morte do policial militar (PM) das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota) que foi baleado no rosto por criminosos na última sexta-feira, 2, em Santos, no litoral paulista.
Tarcísio confirmou a morte do PM Samuel Wesley Cosmo em suas redes sociais na noite da sexta-feira.
Com muito pesar, recebi há pouco a notícia da morte do Soldado PM Samuel Wesley Cosmo, vítima da ação de criminosos durante patrulhamento em Santos. Identificaremos e prenderemos os responsáveis por atacar nossa polícia. Minha solidariedade a todos os familiares e amigos de…
— Tarcísio Gomes de Freitas (@tarcisiogdf) February 3, 2024
“Com muito pesar, recebi há pouco a notícia da morte do soldado PM Samuel Wesley Cosmo, vítima da ação de criminosos durante patrulhamento em Santos”, publicou o governador no Twitter/X. “Identificaremos e prenderemos os responsáveis por atacar nossa polícia. Minha solidariedade a todos os familiares e amigos de Samuel.”
O PM foi atingido durante um patrulhamento de rotina na Avenida Brigadeiro Faria Lima, no bairro Rádio Clube. Ele chegou a ser socorrido na Santa Casa de Santos, mas morreu na unidade.
A (SSP-SP), disse que uma nova etapa da Operação Escudo foi iniciada para identificar e prender os assassinos, de acordo com o portal g1. O número de criminosos envolvidos no atentado não foi divulgado.
Em julho de 2023, a Operação Escudo foi instaurada depois que o PM da Rota Patrick Bastos Reis foi assassinado. Reis foi baleado durante um patrulhamento no Guarujá, também no litoral de São Paulo.
+ Leia mais notícias sobre Política em Oeste
A primeira versão da Operação Escudo durou 40 dias. Cerca de 30 criminosos morreram em confronto com a polícia. A operação produziu queda de 33% nos roubos no Guarujá até setembro do ano passado.
O secretário da Segurança Pública do Estado de São Paulo e deputado federal pelo Estado licenciado, Guilherme Derrite, também se pronunciou sobre a morte do PM. O secretário disse que foi para Santos atuar na operação.
Estou em Santos, onde iniciamos uma operação para localizar os criminosos que covardemente balearam o Sd Cosmo, policial de Rota, durante incursão em região sob influência do crime. Daremos todo o apoio à família e não pouparemos esforços para que esse crime não fique impune.
— Guilherme Derrite (@DerriteSP) February 3, 2024
“Estou em Santos, onde iniciamos uma operação para localizar os criminosos que covardemente balearam o Sd Cosmo, policial de Rota, durante incursão em região sob influência do crime”, disse no Twitter/X. “Daremos todo o apoio à família e não pouparemos esforços para que esse crime não fique impune.”
Fonte: revistaoeste