De acordo com uma divulgação do Lacen (Laboratório Central da Secretaria de Estado de Saúde), feita nesta quinta-feira (1º), Mato Grosso tem quatro diagnóstico da nova variante de covid-19, a JN 2.5.
A JN 2.5, que é uma variação da Ômicron e foi identificada nas cidades de Cuiabá, Rosário Oeste e Várzea Grande, na região metropolitana (2 casos).
A pesquisa foi realizada entre os dias 16 e 18 deste mês e apontou que quatro pacientes do sexo feminino tiveram o exame positivo para nova cepa e foram hospitalizadas.
Três pacientes receberam alta médica, estão estáveis e seguem em isolamento domiciliar sob acompanhamento da Vigilância Municipal.
A quarta paciente tinha Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e evoluiu para óbito. No entanto, a equipe de Vigilância da SES ainda investiga o caso e não é possível afirmar que a causa da morte foi a Covid-19.
Além do Brasil, a subvariante também já foi identificada no Canadá, França, Polônia, Espanha, Estados Unidos, Suécia e Reino Unido.
A pesquisa
Conforme relatório da pesquisa do Lacen, foram selecionadas e sequenciadas 15 amostras positivas para Covid-19, nos municípios de Cuiabá (8) e Várzea Grande (7). Do total, quatro foram identificadas com a nova subvariante.
A partir das informações coletadas, a Vigilância em Saúde e o Lacen vão atuar para compreender o caminho percorrido para que a nova variante chegasse até Mato Grosso, bem como acompanhar as pessoas que foram acometidas pela doença e orientar sobre às medidas pertinentes a serem tomadas.
Fonte: primeirapagina