Nunca se viu tantas picapes e SUVs nas ruas brasileiras nos últimos 10 anos. Além das veteranas Fiat Strada e VW Saveiro, a Renault trouxe em 2015 a Duster Oroch. No ano seguinte, a Fiat lançou a Toro, que atualmente aparece na terceira posição – atrás de Strada e Saveiro – das picapes mais vendidas do brasil, segundo a Fenabrave. Isso sem contar a Toyota Hilux, Chevrolet S10 e Ford Ranger que estão entre as 10 mais emplacadas.
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De olho nisso, as marcas chinesas, naturalmente, não poderiam ficar de fora e já preparam novidades para os anos de 2024 e 2025 que prometem agitar ainda mais o mercado de utilitários.
JAC Hunter
O modelo está previsto para ser apresentado oficialmente em abril durante o Salão de Pequim, na China. Por aqui, o modelo já está confirmado para 2024 e deve receber duas motorizações, sendo uma movida a diesel e outra 100% elétrica. Essa última variante conta com dois elétricos que rendem até 218 cv de potência combinada e 34,2 kgfm de torque. Batizada de JAC Hunter EV, a picape deverá ter autonomia perto de 500 km – padrão chinês.
Vale lembrar que a marca chinesa já vende por R$ 355 mil a iEV 330P (204 cv e 33,6 kgfm), considerada até então a primeira e única picape totalmente elétrica do Brasil.
GWM Poer
Confirmada para o Brasil em 2024 – já foram feitos alguns flagras dela em testes por aqui – é possível que o utilitário Poer chegue até o final deste ano já nacionalizado. A unidade fabril da Great Wall Motors em Iracemápolis, no interior de São Paulo, está se modernizando para o início da produção do veículo.
Quanto às opções de motor, ainda é um mistério, mas o mais provável é que o modelo chega com um propulsor híbrido “emprestado” do SUV H6, ou seja, o 1.5 turbo que trabalha em parceria com mais dois elétricos de 393 cv de potência e 77,7 kgfm de torque.
BYD (sem nome definido)
A picape da BYD ainda sem nome definido que competirá com toyota hilux, Chevrolet S10 e Ford Ranger também já foi confirmada para o Brasil e poderá chegar entre o final de 2024 e início de 2025.
A novidade vai estrear por aqui em duas configurações. A primeira híbrida com motor 1.5 turbo a gasolina em conjunto com mais dois elétricos que juntos rendem a potência combinada de 490 cc e autonomia de 1.200 km com uma carga e um tanque cheio. Além dessa, a picape chinesa da BYD vai receber uma unidade 100% elétrica.
Futuramente é possível que a BYD do Brasil venha produzi-la na planta de Camaçari (BA), incluindo aí o motor híbrido flex que está em fase de desenvolvimento no Centro de Pesquisas de Salvador.
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Fonte: autoo