Quem aí adora histórias em quadrinhos? A infância de muita gente contou com leituras dentro dos quartos, no sofá da sala, na rede. No Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos, que é nesta terça-feira, 30 de janeiro, o Primeira Página mostra que eles são também uma baita fonte de renda.
Antes de falar da tecnologia no mundo os quadrinhos, os quadrinhos ainda não os que mantém muita banca de Campo Grande funcionando. Jornaleira há 22 anos, Rose Mary Vieira confirma tudo.
“O que sustenta o jornaleiro é: quadrinhos, mangás e gibis. Vem muito pré adolescente e adolescente”.
Rose Mary, jornaleira
O jornalista e ilustrador Norberto Liberator embarcou na tecnologia para dar vida a história em quadrinho. O que antes era feito no lápis e papel, ganha vida no tablet.
“Desde que me lembro das minhas primeiras memórias eu já desenhava, com 3, 4 anos. Os quadrinhos nos possibilitam mostrar e ver aquela imagem do que está sendo contado sem precisar de grandes recursos”.
Na faculdade de jornalismo, Norberto descobriu que dava para unir o útil ao agradável. Ele foi um dos responsáveis pela “Badaró”, revista que traz reportagens jornalísticas ilustradas em quadrinhos.
O Fred Hildebrand também trabalha como ilustrador há 19 anos em Campo Grande, e participou da produção de vários desenhos.
Desde 2020 dá vida ao próprio livro, completamente autoral, o “Spaceshit”, que mostra as aventuras da adolescente Luiza. Mais que um passatempo da infância, os quadrinhos deram a ele uma profissão.
“Aparece bastante trabalho para empresas, mas também surgem com editoras de quadrinhos. Eles te abrem muitas portas criativas.
“Os quadrinhos inovam na hora de apresentar o conteúdo e prendem a atenção dos leitores. Mesmo curtos podem aprofundar no conhecimento das crianças e dos adolescentes. Os gibis são excelentes recursos para o desenvolvimento cognitivo, até para os adultos”.
Olívia Carromeu, psicopedagoga
Coloridos, em preto e branco, não importa. Os quadrinhos ainda são peças importantes no processo de alfabetização de muita gente.
Fonte: primeirapagina