O objetivo da iniciativa é melhorar a qualidade da merenda escolar e mostrar a importância de consumir hortaliças orgânica, além de estimular a consciência de construir hortas em casa.
Segundo Carlos, cada escola tem uma particularidade. Na Escola Maria do Socorro Luz Reis Leite, a área de cobertura é de 120 m2 e no espaço serão produzidos alface, couve, cebolinha, salsa, coentro, cenoura e beterraba, abobrinha, além de uma área com 20 pés de mandioca. “A cobertura da horta será com tela sobrea 30% polysack e irá trazer grande melhoria tanto na parte de pragas como aves e animais, e também na qualidade das hortaliças produzidas”, explica ele.
Já na Escola do Campo João Bonifácio Pires que está localizada no PA Macife Setor Novo Paraiso, a metragem da coberta é de 140 m² e o material sugerido no projeto será com arame liso e madeira de eucalipto. “As hortaliças sugeridas são as mesmas da Escola Maria do Socorro”.
Promotora de justiça recebendo projeto elaborado pelo técnico da Empaer Foto: Empaer
A diretora Maria da Conceição Nunes de Souza, destaca que a Empaer já presta assistência técnica na horta desde o ano passado e a comunidade está encantada com o resultado. Toda hortaliça produzia é usada na merenda escola, doada para uma creche, além de pais de alunos que participam da iniciativa também podem levar para casa.
Ela destaca que são 370 alunos desde a pré-escola até o quinto ano. “O Projeto Cibus é uma iniciativa linda e tem ajudado muito toda comunidade escolar. Observamos a necessidade da cobertura devido ataque de pardais e caramujo”.
Já o diretor Romildo Ferreira Dias, reforça que a distância de 100 quilômetros da Escola do Campo João Bonifácio Pires na sede da cidade é um fator importante. “Estamos com 148 alunos e a escola funciona como municipal e estadual. Toda hortaliça é servida para os alunos. A cobertura além de proteger, irá dar mais qualidade nos alimentos produzidos”, reforça ele.
Sobre o Projeto Cibus
Cibus é uma palavra em Latim, que na língua portuguesa significa comida, alimento. Lançado em fevereiro de 2022, o projeto está entre as prioridades do Planejamento Estratégico Institucional do MPMT. A iniciativa do Centro de Apoio Operacional (CAO) de Defesa dos Direitos Humanos, Diversidade e Segurança Alimentar pretende fomentar a implementação de mecanismos que visam garantir o efetivo acesso à alimentação adequada e de qualidade à população, de modo a reduzir a insegurança alimentar. Trinta e duas unidades de ensino do estado foram contempladas com hortas do projeto.
Fonte: @empaer_mt