Os filmes da Disney vem marcando gerações há mais de um século com suas lindas animações e histórias que fazem relembrar a infância. Depois de tantos anos, o estúdio já entregou alguns dos melhores filmes animados de todos os tempos e vem sempre inovando em seus projetos recentes.
Mas uma coisa que muitos fãs não sabem é que boa parte das animações da Disney trazem inspirações da vida real. Diversos personagens icônicos e favoritos do público foram, na verdade, inspirados em celebridades de verdade. O AdoroCinema separou os maiores destaques.
As 10 animações de maior bilheteria da Disney (até agora!)
A pequena sereia Ariel, que será interpretada nos cinemas pela atriz e cantora Halle Bailey, foi levemente baseada em Alyssa Milano. A atriz, mais conhecida pela série de fantasia Charmed, serviu de inspiração enquanto atuava no sitcom Who’s The Boss?. Com apenas dezessete anos na época, Milano não sabia que seus traços eram o molde para a animação de Ariel. Ela só descobriu meses depois quando foi convidada pela Disney para apresentar um programa sobre a produção de A Pequena Sereia.
A grande vilã de A Pequena Sereia também foi inspirada em uma celebridade. A drag queen Divine, interpretada pelo ator Harris Glenn Milstead, foi a principal influência para criação de Úrsula, a bruxa dos mares. Mais conhecida por colaborar com o diretor John Waters, Divine protagonizou filmes como Pink Flamingos e Problemas Femininos e marcou o cinema independente com suas atuações extravagantes.
Em entrevista, os animadores por trás de A Princesa e o Sapo afirmaram que o grande vilão do filme foi inspirado no Rei do Pop. Os traços e maneirismos de Dr. Facilier foram amplamente baseados na figura pública de Michael Jackson, especialmente as coreografias que o personagem apresenta durante o filme. Outras celebridades como o ator Jim Carrey e o rapper Usher também serviram como influência para o vilão.
Em um documentário sobre a produção de Aladdin, os animadores revelaram que o personagem seria mais magro e mais infantil, com uma aparência menos heróica. Mas Jeffrey Katzenberg, executivo da Disney na época, não ficou muito feliz com o design. Ele não achou crível que Jasmine se apaixonaria por aquele personagem. Então pediu que os animadores reformulassem o protagonista para ficar mais próximo de um jovem Tom Cruise. Assim nasceu o Aladdin que conhecemos hoje.
Os quatro abutres que fazem amizade com Mogli em O Menino Lobo foram inspirados no quarteto mais famoso da década de 1960. Não apenas os personagens foram baseados nos Beatles, mas a intenção dos produtores era que os cantores dublassem os personagens. John Lennon foi contra a ideia desde o início, mas os outros integrantes consideraram a ideia. De qualquer forma, a banda não teve disponibilidade para participar do filme. Mas mesmo não integrando o elenco, os Beatles ainda influenciaram a aparência dos abutres.
20 personagens de animações da Disney que são idênticos!
O Gato Pilantra de Aristogatas foi criado tendo em mente o cantor de jazz Louis Armstrong. A ideia original era que Armstrong emprestasse sua icônica voz ao gato músico, mas devido a problemas graves de saúde, o cantor ficou impossibilitado de participar do projeto. Assim, acabou sendo substituído por Scatman Crothers.
Uma das protagonistas do filme Uma Cilada Para Roger Rabbit, Jessica Rabbit se tornou um grande ícone da cultura pop e até mesmo um sex symbol. Mas para surpresa de muitos, a personagem animada foi inspirada em uma celebridade real. Embora o design final de Jessica seja uma combinação de atrizes da Era de Ouro de Hollywood, a principal influência foi a atriz Rita Hayworth.
Uma das personagens mais icônicas de Os Incríveis, Edna Mode foi inspirada em uma grande personalidade do século XX, a estilista Edith Head. Tanto os traços quanto a personalidade se assemelham um pouco a designer de moda. Mas uma outra celebridade que também se parece em muitos aspectos com a personagem é a atriz Linda Hunt. Embora nunca tenha sido confirmada sua influência na criação de Edna, a semelhança entre as duas é inegável.