“Ter um carro é como ter um filho”. Você já deve ter dito ou ouvido essa frase quando o assunto são os custos mensais que todo proprietário de automóvel tem. São impostos, taxas, manutenções programadas ou não programadas, seguro e combustível. Sem falar na desvalorização do veículo.
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Por isso mesmo, muitas empresas, incluindo montadoras, estão oferecendo pacotes de assinatura cada vez mais atrativos. Em resumo, você paga uma taxa mensal para usar o carro em contratos que podem durar de 12 a 48 meses e, embutido nisso, já vem os gastos que o proprietário teria normalmente, menos o combustível.
Parece sempre vantajoso, mas não é uma regra. É preciso fazer as contas antes de assinar um contrato ou fazer um financiamento comum e comprar o carro. Normalmente, o aluguel é vantajoso para quem usa o carro no dia a dia.
Mas é preciso ficar atento ao contrato, pois a maioria das empresas impõem cláusulas que impedem o rompimento ou cobram multas altas.
Na ponta do lápis
Pegamos como exemplo o Renault Kwid, o carro mais barato do Brasil. Ele custa R$ 71.190 na versão mais simples, a Zen. Em um plano de financiamento sem entrada com prazo de 48 meses, a parcela sairia na faixa dos R$ 2.900 com taxa de 3,25%.
Além da mensalidade, o cliente teria que arcar com os custos de IPVA, licenciamento, seguro e revisões.
No plano OnDemand, da Renault, o mesmo Kwid Zen é alugado por R$ 1.599 no plano de 48 parcelas. O valor é mais baixo que o do financiamento e inclui essas despesas citadas acima. Mas aí começam os cuidados.
Neste plano, o cliente pode rodar 1.000 km por mês. Cada quilômetro a mais vai gerar um custo de 50 centavos acrescidos no final do contrato. Para ter um plano de 2.000 km mensais, a escolha precisa ser pelo contrato de 36 meses, elevando o custo para R$ 1.969.
Ao final do contrato, o cliente vai ter gastado mais de R$ 70 mil e terá duas opções: devolver o carro ou renovar o contrato com outro modelo disponível no momento. Se você financiou o carro em cinco anos, ainda vai ter o bem para poder revendê-lo ou dar de entrada em outro veículo.
Outras marcas também oferecem o serviço, como a Fiat, com o Flua. Com a plataforma é possível assinar modelos como Argo e Fastback. A Volkswagen vai além e oferece modelos exclusivos nessa modalidade, como os elétricos ID.4 e ID.Buzz.
Fonte: autoo