Uma nova pesquisa do Instituto Ipsos sobre a corrida eleitoral dos mostrou que o ex-presidente Donald Trump lidera na preferência dos norte-americanos, à frente do atual presidente Joe Biden. O levantamento aponta uma possível repetição do duelo de 2020.
Segundo a sondagem, Trump tem 40% das intenções de voto, enquanto Biden tem 34%.
O resultado representou um avanço de Trump. Na pesquisa realizada no início deste mês, os candidatos estavam praticamente empatados.
O ex-presidente venceu com folga as primárias do Partido Republicano nos Estados de Iowa e New Hampshire.
+
O levantamento também afirmou que 27% do eleitorado estão indecisos, planejam votar em outra pessoa ou não votarão em ninguém.
Segundo a sondagem, 67% dos norte-americanos estão cansados de ver os mesmos candidatos nas eleições presidenciais.
Foram ouvidas 1.250 pessoas e a margem de erro é de 3 pontos percentuais.
Para 70% dos entrevistados, sendo cerca da metade formada por democratas, concordaram com a afirmação de que Biden não deveria tentar a reeleição. Na opinião da maioria dos norte-americanos, o atual presidente, de 81 anos, está velho demais para o cargo.
Trump, de 77 anos, também pode estar entre os líderes mais velhos de todos os tempos a governar os EUA se voltar à Casa Branca.
De olho nesse cenário, a candidata republicana Nikki Haley, 52 anos, está tentando mobilizar eleitores insatisfeitos com Biden e Trump para reverter sua campanha, que é bem financiada, mas fraca.
“A maioria dos americanos não quer uma revanche entre Biden e Trump”, disse ela na terça-feira 23.
Contudo, de acordo com a pesquisa do Ipsos, Trump tem uma larga vantagem de 64% das intenções de votos, contra 19% de Nikki nas primárias.
Fonte: revistaoeste