O Cine Teatro Cuiabá será palco do Festival de Axé – Teia Ancestral, na noite deste sábado (20). A programação, que tem início às 19h, inclui o espetáculo Raízes Ancestrais, além de apresentações de dança, percussão e muita música.
A entrada é solidária, por isso, os participantes devem levar 1kg de alimento na portaria do Cine Teatro.
Diversas atividades como roda de conversa e debates sobre temas como intolerância religiosa e igualdade racial também estão na programação do evento.
Às 20h20 sobe ao palco o grupo de Siriri Flor de Caju, formado por alunas das aulas de Siriri – dança típica de Mato Grosso – do Instituto cultural Casarão das Artes, localizado no Pedra 90.
O grupo Flor de Caju é resultado do trabalho social e educativo do Instituto Cultural Casarão das Artes, que é o único ponto de cultura da região do Pedra 90. Desde 2013, o local democratiza o acesso a cultura para a população, oferecendo aulas de arte oficinas culturais e apresentações artísticas gratuitas e assim, desenvolve o potencial artístico e criativo das alunas, além de resgatar e valorizar a cultura popular.
Após a apresentação, às 20h40, será a vez do Grupo de Percussão Alternativa, seguido pela cantora e compositora Mariana Borealis, às 21h.
O festival encerra ao som do Grupo BAOBÁ, que sobe ao palco às 21h30. Composto por 6 membros que são curimbeiros de terreiros locais e artistas populares, o grupo é uma continuidade de “Repique Novo”, fundado nos meados do ano 2000, com objetivo de defender as melodias de terreiros nos Festivais da categoria, no eixo Rio x São Paulo.
O Grupo BAOBÁ traz para o Cine Teatro nesta noite de sábado (20) um mix de músicas de umbanda, com cultura popular brasileira, samba e músicas africanas, com tambores da etnia Djembe, trazidos da Guiné e costa africana. Os diretores são Marcelo Passos e Daygaro Higor.
O Cine Teatro Cuiabá está localizado na Avenida Presidente Getúlio Vargas, número 247, no Centro.
Confira a programação do Festival de Axé – Teia Ancestral
- 19h – Espetáculo- Raízes Ancestrais
- 20h20 – Grupo de Siriri FLOR de CAJU
- 20h40 – Grupo de PERCUSSÃO ALTERNATIVA
- 21h – Cantora Mariana Borealis
- 21h30 – Grupo BAOBÁ
Fonte: primeirapagina