Brendan Fraser se tornou um dos principais astros de Hollywood nos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente depois aparecer como o protagonista em A Múmia (1999). 23 anos após seu lançamento nos cinemas, o filme desenvolveu um culto de apaixonados, mas o ator teve uma experiência traumática na produção, onde quase não sobreviveu a uma cena nas filmagens – não conseguia respirar e desmaiou.
Em uma cena de prisão logo no começo do filme, o personagem de Brendan Fraser, Rick O’Connell, escapa por pouco da morte na forca – o que realmente quase aconteceu com o ator no set. Em entrevista para a Entertainment Weekly, Fraser contou sobre essa experiência angustiante nas filmagens.
“Eu fiquei totalmente sufocado. Foi assustador”, conta. “Rick está pendurado na ponta da corda, e ele é um cara tão durão que seu pescoço não quebrou. Fizemos o plano aberto, que era o dublê caindo, e ele estava com um arnês, e ficou ótimo. Então eles têm que entrar [para um close-up]. Havia uma forca de carrasco, e havia uma corda de cânhamo amarrada em um laço que foi colocado em volta do meu pescoço.”
“Na primeira tomada, estou fazendo minha melhor atuação de asfixia. Steve diz: ‘Podemos pegar outro e aliviar a tensão na corda?’ Eu disse: ‘Tudo bem, mais uma tomada’. Porque uma corda no seu pescoço vai estrangulá-lo nas artérias, não importa o quê. Então, o dublê tirou a tensão da corda, e eu subi na ponta dos pés, então acho que ele aumentou a tensão de novo, e eu não sou uma bailarina, não consigo ficar na ponta dos pés. Lembro-me de ver a câmera começar a girar, e então era como uma íris preta no final de um filme mudo. Era como abaixar o botão de volume do seu aparelho de som doméstico, como a Estrela da Morte se desligando. Eu recuperei a consciência e um dos paramédicos estava dizendo meu nome.”
De acordo com Stephen Sommers, no entanto, o próprio Brendan Fraser foi o culpado pelo acidente. Ele “apertou o laço” e depois se pendurou pesadamente nele para fazer parecer real. No entanto, Fraser não concordou com a visão de Sommers, enfatizando que tudo o que ele fez foi seguir as instruções do diretor do filme. Apesar dessa situação, ele e o ator mantiveram um relacionamento amigável após as filmagens. Segundo o ator, a versão com sua verdadeira inconsciência acabou parando na versão final de A Múmia.
A Múmia (1999) está disponível no catálogo do Star+.