Conteúdo/ODOC – O prefeito de Sorriso, Ari Lafin (PSDB), declarou à imprensa na tarde desta quinta-feira, 18, que o município enfrenta uma crise na segurança pública.
Conforme noticiado pelo PORTAL O DOCUMENTO, o Anuário Brasileiro da Segurança Pública 2023, a cidade mato-grossense tem taxa de 70,5 mortes por 100 mil habitantes e fica atrás de 4 municípios da Bahia e um de Pernambuco – todos na região Nordeste.
“Então, o que eu posso assegurar a todos vocês que é uma crise, ela é verdadeira. Nós estamos enfrentando ela com muita sabedoria, junto com o governo do Estado e espero, ao decorrer desse ano, aumenta essas atividades extracurriculares, trazendo a garotada para nós”, afirmou.
Em meio à disputa entre facções no município, a maioria das vítimas são jovens. Para evitar que esse público entre no mundo do crime, o prefeito anunciou a abertura de 5 mil vagas para atividades extracurriculares, visando acolher esses jovens durante os horários em que não estão na escola.
No decorrer deste ano, serão oferecidas aulas de cultura, balé, flauta, música e outras atividades nos bairros mais carentes de Sorriso, onde se concentram os jovens mais vulneráveis.
“Eu entendo que esse é uma atribuição do prefeito municipal, fazer com que a rede de proteção aos jovens, crianças e adolescentes seja fortalecida, porque nós estamos perdendo muitos deles”, relata.
O prefeito também se reuniu com o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Mendes, para discutir a crise na segurança pública. Há expectativa de aumento no número de delegados no município.
“Hoje nós estamos precisando de homens e mulheres para Polícia Militar de Sorriso. E o governo, agora neste mês de janeiro, aumentou mais dois delegados. Nós tínhamos dois , agora estamos com quatro delegados e no mês de fevereiro estão encaminhando mais 18 efetivos entre escrivão e investigadores”, finalizou Lafin.
ANALISANDO OS DADOS
O Anuário usava dados do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizado em 2010. Agora, o Anuário 2023 já conta com os dados atualizados do censo 2022 – onde a população brasileira tem 10 milhões a mais de pessoas (5% maior).
No cenário anterior, Sorriso sequer aparecia entre as 30 cidades mais violentas do país. Isso porque nem tinha 100 mil habitantes (66 mil) para ter as taxas de mortes analisadas. Agora passou a ter 110.635 habitantes conforme o último censo, o que representa um aumento populacional de 66,73%.
Fonte: odocumento