Sophia @princesinhamt
Tecnologia

Análise: Multiversus se destaca por boas lutas em equipe

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O game de luta Multiversus não esconde a reverência: é um jogo claramente inspirado no formato de Super Smash Bros. e abraça esse legado de forma muito respeitosa e inteligente. Chega também em um momento conveniente, já que crossovers e colaborações nunca estiveram tão em alta no mundo da cultura pop como hoje em dia.

Produção do novato estúdio Player First Games, o jogo é gratuito para baixar e traz a fórmula de Smash com um elenco super variado de personagens da Warner, desde heróis da DC, como Batman e Mulher-Maravilha, até figuras clássicas, como Pernalonga e Salsicha, e até escolhas menos óbvias e surpreendentes, como o Gigante de Ferro, a dupla Tom & Jerry e… LeBron James, de Space Jam!?

O elenco ainda tem figuras de Game of Thrones e desenhos do Cartoon Network, como Hora da Aventura e Steven Universo, e o objetivo é atacar os adversários para lançá-los para fora das arenas. Sim, parece muito com Smash Bros., e não é nem o primeiro clone free-to-play do gênero (a Ubisoft chegou antes com o competente Brawlhalla), mas Multiversus não deixa de trazer uma personalidade forte e marcante.

Diversidade na arena

O jogo da Warner incentiva bastante o trabalho em equipe, com modos de jogos focados nisso e diversas habilidades que funcionam melhor em conjunto com colegas ou que aumentam atributos dos personagens. Não é só isso: Multiversus pega uma página emprestada dos MOBAs e atribui classes específicas para cada lutador, deixando explícito que cada um tem uma maneira particular de funcionar e incentivando a criação de estratégias.

A Mulher-Maravilha, por exemplo, é do tipo Tanque e aguenta pancadas com mais facilidade além de ter habilidades de defesa para si e colegas de time. Salsicha é um pugilista híbrido e consegue desferir golpes com mais agilidade tanto na horizontal quanto na vertical enquanto Pernalonga é um Mago, com projéteis variados. Já Velma (sim, aquela do Scooby-Doo) e o personagem original Cachorrena são Apoio e contam com skills para impulsionar os colegas.

Com a ação rolando solta é impossível não pensar em Smash, mas o ritmo todo da partida tem diferenças. A velocidade parece um pouco menor do que nos duelos da Nintendo e os golpes e personagens parecem mais ‘leves’, como se os acertos tivessem um impacto menor e os heróis se movimentassem mais rápido do que parece ou deveria. No começo é um pouco estranho e exige adaptação, mas encaro mais como algo intencional por parte dos produtores – e também são detalhes que podem e certamente vão ser ajustados a cada atualização.

Outro ponto passível de debates é que existem vantagens que podem ser equipadas para os combates, mudando ou melhorando certos golpes dos personagens. Elas são conquistadas conforme vai se jogando com o mesmo lutador e podem ser alterados antes do início de cada luta. É um aspecto que traz dose mais profunda de estratégia, por outro pode ser apontado como um fator que desequilibra partidas. Ainda assim, tipo de coisa que pode ser facilmente ajustada com uma opção de luta sem vantagens.

Capricho e atenção à comunidade

Vale notar também o carinho e atenção que o estúdio Player First Games e a Warner têm dado à comunidade neste início de vida do Multiversus, com atualizações para ajustar o equilíbrio entre os personagens ainda no período de testes beta e uma quantidade enorme de itens cosméticos para desbloquear, seja de graça ou por meio de um passe de temporada pago, com skins e avatares mais elaborados.

Por ser um título free-to-play ainda em início de vida, o foco do Multiversus está todo nas disputas online que, em todos os nossos testes, funcionaram muito bem e já chegam em sintonia com o cenário atual: cross-play e cross-save total entre PlayStation, Xbox e PC. Não importa qual sua plataforma de escolha no momento e contra quem você joga, todos seus itens e personagens estão lá e é uma única comunidade, sem divisão entre plataformas.

Dito isso, vejo espaço para o game crescer muito no futuro, seja em termos de variedade de elenco, seja nos modos de jogo. Uma opção ao estilo Arcade certamente cairia bem e ajudaria pessoas menos habilidosas a treinarem mais e conseguirem moedas para desbloquear mais personagens, assim como uma opção para criar e compartilhar arenas. Enfim, minha impressão é que quando ideias assim aparecem é porque a experiência básica está bem afinada e empolga a ponto de querer explorar mais.

A apresentação toda traz um visual caricato super colorido e bonito dos heróis e uma trilha sonora que remete a música ambiente de parques de diversão, reforçando muito esse clima mais leve e amistoso do Multiversus. E tudo está em português! Desde os menus até as vozes dos personagens, com dubladores clássicos e marcantes de cada personagem. Uma nota pessoal: sinto que os menus talvez tenham se apoiado demais na inspiração em Smash e são um pouco confusos de navegar, assim como na série da Nintendo.

Considerações

Multiversus é um projeto muito bem feito e empolgante. A mistura de personagens empolga, a jogabilidade mostra reverência a Smash sem deixar de criar uma personalidade própria e a atenção à comunidade tem sido ponto positivo logo no início. Com um lançamento tão promissor, a empolgação é grande e vale baixar para conferir e ficar de olho nas próximas surpresas que a Warner vai trazer ao game.

Multiversus está disponível gratuitamente para PC, PS4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X/S.

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.