Sophia @princesinhamt
Política

Ainda dá tempo de votar? Descubra como tirar o título de eleitor e participar das eleições!

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Para ir as urnas e escolher seus candidatos nas eleições deste ano, é necessário estar com o ítulo de eleitor regularizado. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estipulou 8 de maio como prazo final para os jovens conseguirem o documento. Depois desta data, o cadastro eleitoral estará fechado para alistamentos para as eleições 2024.

A emissão do título eleitoral é totalmente gratuita e pode ser feita sem sair de . Aqueles que vão votar pela primeira vez podem fazer seu alistamento na Justiça Eleitoral, por meio do site do TSE ou do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) dos Estados.

Leia mais: “TSE cria regras sobre fake news e uso de inteligência artificial nas eleições de 2024″

Ao acessar a home, o jovem deve clicar no canto superior direito da página principal e ir até a aba “Serviços”. Em seguida, “Autoatendimento eleitoral”. Logo depois, em “Título Eleitoral” e selecionar a opção “Tire seu título eleitoral”.

Basta preencher os campos com os dados solicitados. Será pedido também uma lista de documentos digitalizados ou fotografados. Veja abaixo:

  • Foto do rosto (selfie), segurando um documento de identificação;
  • Cópia digitalizada ou foto de documento de identificação;
  • Comprovante de residência; e
  • Comprovante de quitação militar, para as pessoas de gênero masculino que completarem 19 anos.

Caso prefira, o cidadão também pode tirar o título diretamente no cartório eleitoral mais próximo de sua residência. Nesse caso, é necessário consultar o portal do TRE do Estado ou uma unidade de da zona eleitoral onde se encontra seu domicílio eleitoral e verificar se há necessidade de agendamento

Atenção ao prazo

Depois de 8 de maio, há o fechamento do cadastro eleitoral. A medida tem por objetivo organizar o sufrágio, pois o TSE necessita do número exato de eleitores aptos a votar. Definido por lei, a suspensão do sistema ocorre 150 dias antes da data da eleição, conforme diz o artigo 91 da Lei das Eleições.

Adolescentes de 15 anos já podem solicitar título

A Constituição Federal determina que o voto é facultativo para os jovens de 16 e 17 anos. Porém, desde 2021, o TSE, por meio de uma resolução, passou a permitir que jovens aos 15 anos obtenham o título de eleitor, embora só possam efetivamente votar se completarem 16 anos até a data das eleições.

Saiba como conferir a sua situação

Para aqueles que estão com irregularidades junto à Justiça Eleitoral, também é preciso observar o prazo de 8 de maio. Para conferir a situação, basta preencher o formulário disponível no Portal do TSE. Caso haja débitos de eleições anteriores, o eleitor deverá quitá-los antes de fazer o requerimento.

Cargos em disputa

Em 2024, a votação será para a escolha dos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. O primeiro turno será no dia 6 de outubro. E, onde for necessário, o segundo turno será no dia 27 de outubro. Somente municípios com mais de 200 mil eleitores podem ter segundo turno, de acordo com a legislação vigente.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste


Revista Oeste, com informações da Agência Estado

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.