Há dez anos, surgia no Brasil, em Uberlândia no estado de Minas Gerais a ideia de realizar-se uma campanha, tendo como meta a atenção da sociedade para os cuidados com a saúde, principalmente com a saúde mental. Para isso, o movimento contou com uma campanha naquele estado, estimulando a preocupação com a saúde e providências a serem tomadas pelas pessoas.
Esse movimento ocorreu em janeiro de 2014, sendo reconhecido como uma campanha em prol da saúde, merecendo o título de “Janeiro Branco”. Tal título deveu-se ao fato de que Janeiro significa início de um novo ciclo, com novos projetos de vida e com esperança de alcançar novos objetivos. A cor branca simboliza o começo de tudo, como uma folha de papel que ainda vai ser escrita ou uma tela que ainda vai ser pintada.
A partir de então, todos os anos, no mês de janeiro essa campanha é anunciada, incentivada e posta em prática por meios de projetos sociais públicos e privados, abrindo-se o ano com a visão da importância da saúde holística do homem, tendo como carro chefe sua saúde mental.
v
Costumamos dizer que “mente sã, corpo são”. Se não priorizarmos a saúde mental, teremos não apenas prejuízos para a mente, como também para o corpo físico, assim como para as nossas tomadas de decisão.
Precisamos nos preocupar com todas as idades, desde a infância até a velhice. Sabemos, no entanto, que a maioria dos problemas tem início no final da adolescência ou começa no início da vida adulta. Depois disso, são os idosos que mais sofrem com os problemas mentais.
O estresse, a ansiedade, a depressão, o abuso de álcool e outras drogas, os transtornos da personalidade, as psicoses e as dores crônicas são as principais doenças relacionadas à saúde mental.
A ajuda deve ser buscada, tão logo os sintomas apareçam. Os profissionais indicados são os médicos e psicólogos. Dentre os médicos, os psiquiatras são os especialistas que devem ser procurados, quando o problema é focado na saúde mental. Se o adoecimento envolve outra área da saúde, deve ser escolhido um profissional médico, cuja especialidade esteja de acordo com o sistema orgânico comprometido. A busca de ajuda médica e psicológica pode ser feita por familiares e amigos, quando observarem que algo não vai bem, ou seja que algo está diferente com a pessoa adoecida. Então é hora de encaminhá-la a um profissional de saúde.
Primeiramente, há necessidade de diminuir situações de grande estresse; dormir bem, um sono de qualidade e quantidade suficientes; alimentar-se adequadamente, com refeições balanceadas; procurar exercitar-se pelo menos três vezes por semana; manter atividades de lazer com a família e amigos.
Precisamos priorizar nossa saúde de maneira global, não esquecendo que para um trabalho adequado do corpo, a mente precisa estar sadia. Vamos cuidar dela.
Fonte: primeirapagina