O primeiro gel anticoncepcional masculino do mundo, chamado ADAM, mostrou 99% de eficácia em testes clínicos iniciais. O produto é um hidrogel não hormonal que impede a liberação de espermatozoides durante a ejaculação.
Pesquisadores da Contraline, uma empresa de biotecnologia dos Estados Unidos, fizeram os testes com homens entre 25 e 65 anos.
Mesmo após o procedimento, os homens continuaram a ter ejaculações, mas a contagem de espermatozoides diminuiu de 99 a 100 por cento apenas um mês após a aplicação do gel. Não foram relatados efeitos colaterais graves.
DIU para homens
Kevin Eisenfrats, cofundador e CEO da Contraline, compara o gel a um filtro de café, onde o esperma é a borra de café. Ele não consegue passar pelo filtro, mas o sêmen, um líquido, ainda consegue passar.
Eisenfrats diz que o gel é como um DIU para os homens.
O movimento dos espermatozoides nos homens também seria semelhante aos níveis observados na vasectomia, mas este seria um procedimento reversível.
“Isso é feito para pessoas que não estão prontas para ter filhos, estão deixando de ter filhos ou pensam que já não têm mais filhos, mas talvez não estejam prontas para essa opção permanente”, disse o CEO.
A aplicação
Ele é injetado no canal deferente, responsável por transportar os espermatozoides dos testículos para fora do corpo.
O procedimento é simples, realizado em consulta médica com aplicação de anestesia local. O próximo passo é realizar ensaios clínicos para avaliar a reversibilidade do gel.
Ler mais notícia boa
O que difere o gel da vasectomia?
Na vasectomia, os canais que transportam os espermatozoides são cortados e fechados, impedindo-os de se moverem dos testículos para a uretra, o tubo no pênis.
Já o método Contraline é diferente. Ele inclui fazer um pequeno furo no saco escrotal e usar um aparelho portátil para empurrar um gel especial através de um tubo conectado aos canais deferentes.
Depois, o tubo é retirado, e o furo fecha naturalmente.
Testes para saber se é reversível
Embora os resultados iniciais sejam promissores, é necessário realizar testes clínicos adicionais para avaliar a eficácia do gel na prevenção da gravidez e sua reversibilidade.
O gel foi projetado para se dissolver ao longo de sua vida útil, que é de um a dois anos, tempo que os homens serão acompanhados para entender quanto tempo isso realmente leva para isso acontecer.
O produto tem potencial para revolucionar a contracepção masculina.
A expectativa é que ele esteja disponível para venda até 2027.
Com informações de Wired.
Fonte: sonoticiaboa