Conteúdo/ODOC – A notícia do falecimento do ex-deputado estadual Pedro Inácio Wiegert, conhecido como Pedro Satélite, aos 68 anos, foi recebido com tristeza por autoridades políticas de Mato Grosso. Ele morreu no final da noite dessa quinta-feira (4) no hospital São Mateus, em Cuiabá, onde estava internado desde dezembro para tratamento de um câncer no pâncreas.
O governador Mauro Mendes (União Brasil) destacou a trajetória do ex-parlamentar na Assembleia Legislativa. “É com pesar que eu e minha esposa Virginia recebemos essa notícia. Pedro Satélite deixou sua história no legislativo e é lembrado por seus colegas com muito respeito. Desejamos que Deus dê forças para família e amigos nesse momento de luto”, destacou Mendes.
O secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, também expressou pesar pelo falecimento do ex-deputado. “Meus sentimentos aos familiares e amigos do ex-deputado Pedro Satélite. Que Deus conforte o coração de todos nesse momento de dor”, disse.
O ministro da Agricultura e Pecuária e presidente do diretório estadual do PSD em Mato Grosso, Carlos Fávaro, também emitiu nota de pesar e destacou o trabalho prestado por Satélite em Mato Grosso.
“Na vida pública, iniciada em 1986, Pedro Inácio Wiegert, o Pedro Satélite, foi vice-prefeito e prefeito de Guarantã do Norte e deputado estadual por seis mandatos. Empresário do setor dos transportes, foi um grande representante da região Norte de Mato Grosso, trabalhando pela inclusão social da população, com a implantação de hospitais regionais, regularização fundiária e defesa da agricultura familiar e da pavimentação e duplicação da BR-163. Aos familiares, amigos e à população mato-grossense, o sentimento de pesar e respeito pela memória e dedicação de Pedro Satélite”, diz a nota.
O presidente da Câmara de Cuiabá, vereador Chico 2000 (PL), também se manifestou sobre a morte de Satélite. Ele declarou os mais sinceros sentimentos aos familiares e amigos.
O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), que chegou a dividir o plenário da Assembleia com Satélite, e a primeira-dama da Capital, Márcia Pinheiro, também lamentaram a morte do ex-parlamentar. “Perdemos uma figura política muito importante para o estado e um pioneiro no ramo de transportes em Mato Grosso, um homem que lutou dia e noite para melhorar a infraestrutura do estado, alguém que com certeza deixará saudades em nossos corações”, afirmou.
A primeira-dama Márcia Pinheiro afirmou que colocará o nome de Pedro Satélite e seus familiares em suas orações. “Gostaríamos de expressar nossas condolências aos familiares e amigos, a dor de uma perda é sempre muito maior do que podemos imaginar, somente Deus pode aplacar esse sentimento”.
A deputada Janaina Riva (MDB) também se manifestou sobre a morte do ex-parlamentar. “É com o coração enlutado que eu e minha família recebemos a notícia do falecimento do ex-deputado Pedro Satélite. Pedro foi meu colega de parlamento e deixará saudades. À sua família e amigos desejo que Jesus conforte o coração de vocês neste momento de dor e perda”, lamentou.
O deputado Wilson Santos (PSDB) disse ter recebido a notícia com profundo pesar. “À família, amigos e colegas de parlamento, meu mais profundo pesar e votos de que Deus conforte a todos e todas vocês e receba nosso amigo com os braços abertos”, declarou.
“Pedro Satélite foi um político de oito mandatos na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Um parlamentar que teve contribuição importante para o desenvolvimento do Estado, em especial no setor de exportação. Por isso, marca a história. Como guerreiro tentou vencer o câncer de pâncreas, mas infelizmente não resistiu. Nossos sinceros sentimentos para toda família e amigos”, solidariza o presidente da ALMT, deputado Eduardo Botelho.
O velório será realizado hoje, no foyer do Teatro Zulmira Canavarros, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), a partir das 9h, com sepultamento marcado às 17h, no cemitério Parque Bom Jesus de Cuiabá. Pedro Satélite deixa esposa e quatro filhos.
Fonte: odocumento