Sophia @princesinhamt
Notícias

Anunciado hoje: equipe de saúde de Cuiabá está pronta para o combate

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Nesta quarta-feira (3), os secretários adjuntos da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá foram anunciados, após a administração retomar a pasta. No entanto, o nome do secretário ainda não foi definido.

2025 word1
Fachada da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (Foto: Luiz Alves/Secom)

Marcus Fabrício Nunes dos Santos foi nomeado secretário-adjunto de Gestão, José Ricardo de Amorim Santana será o secretário-adjunto de Atenção Primária, Oscarlino Alves de Arruda Junior foi nomeado secretário-adjunto de Atenção Especializada e Vigilância em Saúde e Paulo Sérgio Barbosa Rós, secretário-adjunto de Atenção Hospitalar e Complexo Regulador.

Histórico dos secretários

Marcus Fabrício atuou como diretor da Secretaria Municipal de Cultura, em 2001. Também foi presidente da Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari), no Detran (Departamento Estadual de Trânsito), secretário Municipal de Cultura e Turismo (2013 e 2014) e ainda comandou a Secretaria de Assuntos Estratégicos, em Brasília, entre 2015 e 2016. Ele também é ex-vereador de Cuiabá. Antes de assumir a secretaria-adjunta, estava como assessor da Secretaria de Governo.

Paulo Sergio Barbosa Rós foi diretor geral da Empresa Cuiabana de Saúde Pública (2021 e 2023), foi secretário-adjunto de Gestão na Secretaria Municipal de Saúde entre agosto de 2021 a novembro de 2021, foi Assessor Jurídico na SMS, de maio a agosto de 2021 e Corregedor Geral do Município de Cuiabá entre agosto de 2020 a janeiro de 2021.

José Ricardo de Amorim Santana é Especialista em Saúde Pública pela Faculdade de Curitiba, Especialista em Políticas Públicas em Saúde; Especialista em Odontologia para Pacientes Especiais (CEOPE/UFMT); Especialista em Implante( EAPE-MT) e Especialista em Periodontia(UNIC). Amorim foi coordenador da UPA Pascoal Ramos em 2012, Coordenador de Saúde Bucal de Cuiabá em 2013 e Diretor de Atenção Primária de Cuiabá entre 2014 e 2015. 

Oscarlino Alves tem 53 anos, é servidor público e atuou no SUS (Sistema Único de Saúde) por 20 anos. Ele já atuava na gestão municipal, como assessor especial de Governo. Também foi coordenador de equipe de supervisão médica, superintendente de assistência farmacêutica, assessor de regulação, controle e avaliação e por duas vezes presidiu o Sisma (Sindicato dos Servidores do Meio Ambiente e Saúde do Estado).

Entretanto, o nome do secretário municipal de Saúde, ou seja, a pessoa que vai responder pela pasta, ainda não foi anunciada.

Intervenção

A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá ficou sob intervenção do Estado por nove meses. O prazo terminou em 31 de dezembro, após a assinatura de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), entre a administração municipal, o Governo do Estado e o MPMT (Ministério Público de Mato Grosso).

O documento também teve a supervisão do TCE (Tribunal de Contas do Estado) e estabelece algumas obrigações para prefeitura, como ações de manutenção e melhorias das unidades que oferecem Atenção Primária de Saúde, Atenção Especializada e Vigilância Sanitária, Atenção Hospitalar e Complexo Regulador, Assistência Farmacêutica, Gestão Administrativa, Recursos Humanos, Gestão Fiscal e Governança.

Fonte: primeirapagina

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.