Audiência de conciliação em processo movido pelo governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União), contra o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), foi marcada para o dia 28 de fevereiro de 2023. Na ação, Mendes pede indenização de R$ 100 mil por danos morais.
Segundo a defesa de Mendes, Emanuel vem realizando a propagação de afirmações caluniosas, difamatórios e injuriosas de fatos sabidamente inverídicos, sem qualquer respaldo probatório ou menção a fonte de informação.
“O objetivo da presente demanda consiste precipuamente em responsabilizar o requerido que profere campanhas caluniadoras, difamatórias ou injuriosas contra o autor e seus familiares irrogando fatos sabidamente inverídicos (enriquecimento ilícito e favorecimento indevido), sem qualquer elemento probatório ou sequer indício de cometimento de ilícito”, diz trecho.
Os advogados ainda alertaram que se deve levar em consideração a frustração, angústia, constrangimento, intensa dor e sofrimento, bem como abalo psíquico “daquele que vê inverdades serem disseminadas sobre sua pessoa e condutas desonrosas falsamente atribuídas como de sua responsabilidade”.
“Trata-se de asquerosa tentativa de ‘apedrejamento virtual’ através da fabricação e pulverização de fake news (notícias falsas), criação de memes e outros conteúdos digitais falaciosos e ofensivos contra o autor e sua família”, diz trecho dos autos.
Processo é de responsabilidade da Nona Vara Cível de Cuiabá.